Esportes

Palmeiras sofre punição por gesto racista de torcedor em jogo da Libertadores

Palmeiras idenficou torcedor que fez gestos racistas no Alianz Parque

Palmeiras idenficou torcedor que fez gestos racistas no Alianz Parque -  (crédito: Foto: Reprodução)
Palmeiras idenficou torcedor que fez gestos racistas no Alianz Parque - (crédito: Foto: Reprodução)

O Palmeiras recebeu uma multa em 50 mil dólares (R$ 286 mil) por conta dos gestos de cunho racista realizados por um torcedor do clube. O caso aconteceu em direção a um camarote com representantes do Cerro Porteño, do Paraguai, no jogo entre as equipes, no Allianz Parque, pela Libertadores, dia 9 de abril.

O clube vai acatar a decisão da Conmebol e cobrará na Justiça o valor do torcedor. O clube o identificou no dia seguinte ao ato, o excluiu do Avanti e o baniu de jogos no Allianz Parque.

A multa ao Palmeiras foi a mesma que o próprio Cerro Porteño recebeu depois do ato racista de sua torcida contra Luighi, em jogo da Libertadores sub-20. No entanto, neste caso, não houve a identificação de quem realizou os gestos.

Nota do Palmeiras sobre o caso no Allianz Parque

Por meio de nota, o clube informou que, com o auxílio do sistema de biometria facial e das câmeras de vigilância do Allianz Parque, trabalha para identificar o homem que fez os gestos. Assim que concluir o processo, vai bloqueá-lo da plataforma de compra de ingressos e excluí-lo do programa Avanti caso ele seja sócio-torcedor.

O clube também registrará Boletim de Ocorrência para garantir a apuração completa do caso. O Palmeiras emitiu nota informando que não tolera condutas preconceituosas, especialmente em sua casa, e continuará empenhado em eliminar dos estádios sul-americanos toda e qualquer forma de discriminação.

Manifestações

Antes da partida, em suma, torcedores do Palmeiras espalharam cartazes pela região do Allianz Parque com mensagens como “Conmebol racista” e “Racismo não! Estamos atentos”.

Durante o jogo, por fim, a torcida palmeirense também entoou cânticos como “racismo é crime, não é provocação”.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,  Twitter, Instagram e Facebook.

RJ
postado em 06/05/2025 18:27
x