Esportes

Cléber cita questão emocional e física para ineficácia do Santos em derrota

Cléber Xavier garantiu comprometimento para tirar Santos de cenário apreensivo no Campeonato Brasileiro

Cléber Xavier garantiu comprometimento para tirar Santos de cenário apreensivo no Campeonato Brasileiro -  (crédito: Foto: Raul Baretta/ Santos FC.)
Cléber Xavier garantiu comprometimento para tirar Santos de cenário apreensivo no Campeonato Brasileiro - (crédito: Foto: Raul Baretta/ Santos FC.)

O Santos se vê em um cenário gradativamente preocupante na temporada. Isso porque, com a derrota por 1 a 0 para o Corinthians, neste domingo (18), o Peixe alcançou a quinta rodada sem vitória no Campeonato Brasileiro. Com isso, a equipe se afunda na zona de rebaixaento.

Inclusive, o Peixe conta com apenas um resultado positivo na competição. O cenário é até mais preocupante, pois o técnico completou o seu quarto jogo no comando e ainda não venceu. Assim, ao avaliar o desempenho do Alvinegro Praiano no embate contra o Timão, Cléber Xavier frisou que o Santos teve uma boa atuação no primeiro tempo. Até porque, a sua equipe teve a capacidade de criar chances de marcar.

No entanto, não demonstrou eficiência em convertê-las. Por sinal, o treinador acredita que a parte mental pela pressão interfere no rendimento.

“São grandes jogadores, acredito que tenha emocional. Não aconteceu. Um primeiro tempo que o rival teve mais posse, compactamos. Eles tiveram apenas uma chance de falta. Perdemos essas duas chances”, argumentou o técnico.

Em seguida, Cléber entende que a questão física também atrapalhou a performance do Peixe.

“Nunca vou falar da qualidade dos jogadores, temos um grupo experiente, selecionáveis, conquistas recentes, meninos que subiram. Questão de momento, perdemos e ganhamos atletas por lesão. Quem não sofreu lesão, tem desgaste físico e mental. Pressão mental”, opinou o comandante.

“Trabalhamos diariamente, parte ofensiva e também questão mental do anímico estar para cima. Chegamos bem, confiantes. Se entra a primeira bola, para conseguir. Jogo de hoje foi parecido. Fizemos primeiro tempo melhor, mas não fizemos o gol”, acrescentou Xavier.

Promessa de dedicação para reverter cenário adverso do Santos

Com a situação que se torna gradativamente mais apreensivo para o Alvinegro Praiano, o treinador assegurou que irá se empenhar para identificar maneiras em reverter o contexto turbulento.

“Prometo trabalhar. Trabalhei muito com Tiquinho e Deivid, utilizamos o Xavier pelo sub-20, o Luca também. Trabalhamos muito com os meias, Thaciano, Barreal, Rollheiser, Soteldo… Para finalizar mais, acertar mais o gol, e trabalhar mais a finalização de média. Com mais paciência nos últimos toques. É trabalhar, não tem outra forma”, complementou Cléber.

Possível retorno de Neymar

Uma das esperanças para o Peixe ter sucesso ao emplacar uma recuperação é o eventual retorno de Neymar, que é desfalque há mais de um mês. Afinal, o camisa 10 sofreu uma lesão muscular na coxa esquerda. Inclusive, o craque se encontra em estágio final de recuperação e realiza a transição para o campo.

Ao ser questionado sobre um prazo para a volta de Neymar aos campos, o técnico adotou um discurso cauteloso e evitou estipular uma data para seu retorno.

“Acredito que amanhã o Neymar já esteja treinando conosco. Até quinta-feira teremos uma definição melhor sobre esse caso. Quinta é um jogo decisivo. É o segundo jogo do mata-mata, na casa do adversário, mas temos condição de chegar lá e vencer e classificar na Copa do Brasil. Com o Neymar, vamos passo a passo. Amanhã deve estar com a gente e participar de uma parte do treino com o grupo, diretamente”, concluiu o treinador.

De forma geral na temporada, o Peixe está sem vencer há seis partidas, já que empatou com o CRB, no duelo de ida da terceira fase da Copa do Brasil, na Vila Belmiro. Aliás, o time alagoano será o seu adversário seguinte.

Portanto, o Santos enfrenta o CRB, na próxima quinta-feira (22), pelo embate que definirá a classificação para as oitavas de final da Copa do Brasil. A partida ocorrerá, às 21h30, no estádio Rei Pelé, em Maceió.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,  TwitterInstagram e Facebook

RJ
postado em 18/05/2025 20:48
x