Esportes

Jornalista esclarece razões que levaram Neymar aos Estados Unidos

Ida de Neymar ao consulado dos EUA não teve motivação esportiva

Ida de Neymar ao consulado dos EUA não teve motivação esportiva -  (crédito: Foto: Raul Baretta/ Santos FC)
Ida de Neymar ao consulado dos EUA não teve motivação esportiva - (crédito: Foto: Raul Baretta/ Santos FC)

As especulações sobre o futuro de Neymar Jr. voltaram a dominar a bolha esportiva após sua visita ao consulado dos Estados Unidos, no Rio de Janeiro, na última quinta-feira (06). Acontece que a ida do astro ocorreu às vésperas da estreia da Copa do Mundo de Clubes da Fifa, no próximo dia 14 — intensificando os rumores de uma possível transferência. Contudo, o episódio não teve qualquer relação com questões profissionais.

De acordo com a coluna Leo Dias, o astro esteve no consulado norte-americano apenas para regularizar seu visto. O procedimento tornou-se necessário após o camisa 10 concordar com uma gravação publicitária em Miami, prevista para o período Data-Fifa. Assim, neste contexto, não há qualquer hipótese de ida ao futebol mexicano, por exemplo.

O colunista ouviu fontes próximas que confirmaram a ida com intuito apenas de “regularizar o visto para cumprir um compromisso publicitário”. Ainda segundo a apuração, o atacante ainda deve aproveitar a ida a Miami para realizar outros planejamentos extracampo.

Santos libera Neymar

O ídolo solicitou dispensa do treino da última quinta-feira (05) justamente para cumprir o compromisso no consulado dos EUA, no Rio. A cúpula santista autorizou a ausência e a justificou à mídia como “assunto de cunho pessoal”. O jogador, então, embarcou para o RJ no início da manhã, cumpriu os trâmites, e segundo a CNN, regressou à capital paulista no mesmo dia.

As suspeitas de uma possível transferência ganharam força, especialmente, pelo cenário atual de indefinição contratual. Com vínculo até 30 de junho, o camisa 10 ainda não formalizou sua renovação com o Peixe. Reuniões já ocorreram neste sentido, mas a diretoria ainda aguarda um sinal mais claro do astro. Ele, em contrapartida, só irá tratar oficialmente do assunto a partir do dia 12. Ou seja, na pausa do calendário nacional.

Mundial de Clubes impulsiona rumores

A coincidência entre o pedido de visto e a iminência do Mundial de Clubes nos Estados Unidos fomentou teorias sobre uma possível transferência do jogador. O nome do craque chegou a ser ligado ao Pachuca, do México, e ao Fluminense. No entanto, os próprios dirigentes dos dois clubes negaram qualquer negociação em andamento.

A competição da Fifa acontecerá entre os dias 14 de junho e 13 de julho, em território norte-americano. A entidade abriu uma janela de transferências exclusiva, entre 1º e 10 de junho, e até mesmo admitiu novas inscrições com o torneio em curso — de 27 de junho a 3 de julho. Ainda assim, nenhuma movimentação concreta foi registrada em torno do atacante.

Contexto extracampo

Além das atividades publicitárias, Neymar pode aproveitar a viagem aos Estados Unidos para comparecer às finais da NBA. O atleta mantém amizade com diversos jogadores da liga americana e frequentemente participa de eventos relacionados, inclusive com envolvimento da Amazon.

Portanto, o deslocamento ao consulado norte-americano se alinha mais com compromissos de imagem e marketing do que com qualquer intenção esportiva.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,  Twitter, Instagram e Facebook.

RJ
postado em 06/06/2025 10:19
x