Esportes

John Textor renuncia ao Lyon para concentrar esforços no Botafogo

John Textor sai do comando do Lyon para se dedicar fortemente ao Botafogo

John Textor sai do comando do Lyon para se dedicar fortemente ao Botafogo  -  (crédito: Foto: Vitor Silva/Botafogo)
John Textor sai do comando do Lyon para se dedicar fortemente ao Botafogo - (crédito: Foto: Vitor Silva/Botafogo)

O empresário John Textor anunciou sua renúncia ao comando do Lyon, na França. Ele quer dedicar mais tempo ao Botafogo. Para isso, indicou substitutos no clube francês e vai direcionar os esforços para o Glorioso. A notícia saiu na madrugada desta segunda-feira (30/6), quase ao mesmo tempo em que o Botafogo publicou a demissão do técnico Renato Paiva.

No Lyon, Textor anunciou que o alemão Michael Gerlinger passa a ser o novo CEO e a sul-coreana naturalizada americana Michele Kang assume a presidência. Ambos fazem parte da Eagle, a empresa do dono da SAF. Michele Kang, inclusive, já havia comprado o time feminino do Lyon. Ela ficou bilionária com negócios na área de tecnologia da saúde e é acionista da Eagle. Já Michael Gerlinger é mais conhecido no mundo do futebol por sua trajetória no Bayern de Munique, onde permaneceu por 18 anos. No clube alemão, ele foi vice-presidente de Negócios Esportivos, responsável por medidas como o planejamento digital de elenco e os processos de transferência de atletas.

Ambos passam a ter agora o desafio de fazer o Lyon voltar à Ligue 1 , a primeira divisão do futebol francês. Afinal, o rebaixamento do Lyon (rebaixamento administrativo por irregularidades financeiras),  foi um baque para o clube e a gota d’água que levou Textor a se afastar.

Prioridade para o Botafogo nos planos de Textor

No sábado (28/6), Textor já havia declarado em entrevista à Globo que pretende visitar o Brasil com mais frequência. E, assim, participar mais ativamente do dia a dia do Botafogo.

O empresário também já havia vendido a parte dele no Crystal Palace, da Inglaterra, e pensa em adquirir um novo clube inglês. Ele ainda mantém o comando do Daring Brussels , da Bélgica. Mas deixou claro que a prioridade é o Fogão.

“Eu vou passar muito mais tempo pensando na Eagle globalmente, voltando mais para o Botafogo. Estou ansioso para me reconectar com o Brasil”, disse.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,  Twitter, Instagram e Facebook.

RJ
postado em 30/06/2025 01:56
x