Esportes

Leitura de jogo e forte no combate: como joga Thiago Mendes, reforço do Vasco

Thiago Mendes, novo reforço do Vasco da Gama, chegou ao Rio de Janeiro

Thiago Mendes, novo reforço do Vasco da Gama, chegou ao Rio de Janeiro -  (crédito: Foto: Carlos Berbert/Jogada10)
Thiago Mendes, novo reforço do Vasco da Gama, chegou ao Rio de Janeiro - (crédito: Foto: Carlos Berbert/Jogada10)

A primeira contratação do diretor de futebol português Admar Lopes, no Vasco, desembarcou no Rio de Janeiro, na noite desta terça-feira (8). Trata-se de Thiago Mendes, que encerrou seu vínculo com o Al-Rayyan (QAT) e chega sem custos ao clube carioca para reforçar o setor de meio de campo.

Revelado nas divisões de base do Goiás, o jogador se destacou no futebol brasileiro com a camisa do São Paulo e chamou a atenção do Lille, da França, onde conheceu o novo diretor. Com a camisa do Tricolor paulista, esteve em 147 partidas (2015 e 2017), com 12 gols, enquanto no futebol francês também passou pelo Lyon.

No início da temporada, o Cruz-Maltino parecia estar bem servido entre os volantes, entretanto no primeiro semestre nenhuma dupla se firmou entre os titulares. Em campo, Hugo Moura e Tchê Tchê foram os que mais tiveram sintonia e equilíbrio pelo setor, enquanto Jair ganhou elogios na chegada de Fernando Diniz.

O comandante também conta com Sforza, Paulinho, e Mateus Cocão. Contudo, Thiago Mendes pode trazer dinamismo, experiência e versatilidade ao setor. Afinal, foram oito temporadas no exterior, com muita regularidade e mais de 33 partidas nos seis anos em que esteve na França.

Características para agregar ao Cruz-Maltino

Uma movimentação natural do atleta é ser um meio-campo mais posicional, à frente dos zagueiros, para dar dinamismo e qualidade às transições ofensivas e distribuir os passes. Além disso, também costuma arriscar a finalização de média e longa distância e, inclusive, cobrou faltas no futebol francês.

Na marcação, apresenta uma postura ativa e intensa na busca pela recuperação das bolas, com destaque nos desarmes e interceptações. Ele possui vitalidade nas perseguições individuais, combates e ocupações de espaços, tanto na zona defensiva quanto nas mais agudas. Thiago também pode ser eficiente nas coberturas da linha de fundo e profundidade, tendo boa leitura de jogo.

Nesse sentido, o jogador pode atuar em duas posições do setor, seja como primeiro ou segundo volante. Mais do que isso, atuou como zagueiro em algumas temporadas por Lille e Lyon, o que mostra sua polivalência. Em sua segunda passagem pelo Fluminense, Diniz costumava recuar André e algumas vezes Martinelli para a zaga durante as partidas.

“Estou muito feliz de estar no Vasco. Diniz é um baita treinador, sempre acompanhei ele. Não estou 100%, mas em uma ou duas semanas estarei pronto para jogar pelo Vasco. Estava com saudade do futebol brasileiro. Também o pedido dos meus filhos para voltar. Agora é treinar e estar 100% à disposição do treinador”, disse o atleta.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.

  • Google Discover Icon
RJ
RJ
postado em 09/07/2025 08:44
x