Esportes

Após brilhar na Europa, Jorginho, do Flamengo, fará estreia no futebol brasileiro

Jorginho se destacou pelo Flamengo no Mundial de Clubes, nos Estados Unidos

Jorginho se destacou pelo Flamengo no Mundial de Clubes, nos Estados Unidos -  (crédito: Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)
Jorginho se destacou pelo Flamengo no Mundial de Clubes, nos Estados Unidos - (crédito: Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

Apesar de ter nascido no Brasil, Jorginho nunca teve a oportunidade de atuar em seu país de origem. Assim, o meio-campista, que disputou o Mundial de Clubes, nos Estados Unidos, pelo Flamengo, terá a chance de jogar pela primeira vez no Campeonato Brasileiro. A estreia do jogador deve ocorrer neste sábado (12), às 16h30 (de Brasília), no Maracanã, contra o São Paulo, pela 13ª rodada.

Afinal, o brasileiro, naturalizado italiano, começou a carreira no Velho Continente e viveu seu melhor momento na Inglaterra. Por lá, com a camisa do Chelsea, o jogador conquistou a Liga dos Campeões, a Eurocopa e foi eleito o melhor jogador da Europa na temporada 2020/2021. Antes de acertar com o clube carioca, estava no Arsenal.

Contratado em junho pelo Rubro-Negro, Jorginho chamou a atenção no torneio da Fifa, pois se adaptou rapidamente ao trabalho do técnico Filipe Luís. Ele, então, deu qualidade e dinamismo ao setor e mostrou que pode contribuir para que o time possa disputar os principais títulos do futebol nacional e sul-americano.

Diante do Bayern de Munique pelas oitavas de final, o atleta estufou a rede pela primeira vez com a camisa do Flamengo. Ele marcou, de pênalti, assim como deu duas assistências ao longo da competição.

Auge na seleção italiana

Nascido em Imbituba, Santa Catarina, passou a treinar em uma escolinha que tinha parceria com o Brusque, aos 13 anos. Como o clube catarinense tinha convênio com empresários italianos, desembarcou em solo italiano, dois anos depois, para representar o Hellas Verona-ITA. A informação é do portal “ge”.

Na sequência, chegou ao Sambonifacese, um time da Série C2, por empréstimo, e fez sua primeira temporada como profissional, mas logo voltou e acertou sua transferência para o Napoli, onde atuou sob o comando de Rafa Benítez e Maurizio Sarri. Jorginho, então, se naturalizou pela ascendência italiana do tataravô paterno e teve seu auge na seleção do país com o título da Eurocopa 2020.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,  Twitter, Instagram e Facebook.

  • Google Discover Icon
RJ
RJ
postado em 10/07/2025 11:17
x