Esportes

Grêmio terá que superar histórico negativo para avançar na Sul-Americana

Dupla de profissionais com histórico favorável de reversão de desvantagem, formam parceria em departamento de futebol do Grêmio

Dupla de profissionais com histórico favorável de reversão de desvantagem, formam parceria em departamento de futebol do Grêmio -  (crédito: Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA)
Dupla de profissionais com histórico favorável de reversão de desvantagem, formam parceria em departamento de futebol do Grêmio - (crédito: Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA)

O Grêmio terá que demonstrar sua capacidade de reação em disputa com o Alianza Lima para manter vivo o sonho pela conquista do título da Sul-Americana. Afinal, perdeu o jogo de ida, no Peru, por 2 a 0. Apesar de receber a alcunha de “Rei de Copas”, o Tricolor gaúcho não soma um histórico positivo para reverter desvantagens em torneios mata-mata. Quando precisou superar uma derrota de dois gols no jogo de ida, a equipe teve sucesso em apenas três ocasiões nos últimos 30 anos. Dois membros do departamento de futebol que participaram destes momentos seguem no clube: o técnico Mano Menezes e o diretor técnico Felipão.

Com o objetivo de avançar para as oitavas de final do torneio continental, a torcida se apega em uma das suas recordações mais emblemáticas. No primeiro jogo da decisão do Campeonato Brasileiro de 1996, o Imortal perdeu por 2 a 0 para a Portuguesa, no Morumbis. Posteriormente, o Olímpico, antiga casa da equipe gaúcha, virou uma panela de pressão.

O Grêmio repetiu o resultado da partida de ida, mas garantiu o título pelo maior acúmulo de pontos durante a competição. Na oportunidade, o comandante do time era do histórico Luiz Felipe Scolari, que atualmente exerce a função de diretor técnico no clube.

Mano tem retrospecto favorável neste contexto no Grêmio

A passagem inicial de Mano Menezes como treinador do Imortal também traz boas lembranças neste contexto. Afinal, ele estava à frente do time em dois desses três momentos em que conseguiu reverter as desvantagens por dois ou mais gols de diferença.

A primeira delas foi nas semifinais do Gauchão de 2007, quando perdeu o duelo de ida por 3 a 0 para o Caxias, no Centenário. Já no segundo embate venceu por uma goleada de 4 a 0, no Olímpico, e se classificou para a decisão do Estadual. Neste mesmo ano, pelas quartas de final da Libertadores, o Grêmio sofreu um revés por 2 a 0 para o Defensor. Na sequência, na partida de volta, repetiu o placar e assegurou a classificação após disputa de pênaltis.

Portanto, o desafio para repetir o feito passa a ser dos jogadores que defendem o Tricolor gaúcho em 2025. Com isso, ao mesmo tempo, este elenco entraria no seleto grupo de times que se dedicaram totalmente, sentimento de entrega que a torcida se identifica. Vale relembrar que o Imortal enfrenta o Alianza Lima, nesta quarta-feira (23), às 21h30, na Arena, pelo jogo de volta dos playoffs da Sul-Americana.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,  TwitterInstagram e Facebook.

  • Google Discover Icon
RJ
RJ
postado em 23/07/2025 15:57
x