
O tradicional ‘Bar do Chicos’, antigo reduto da torcida do Flamengo nos arredores do Maracanã, está de volta ao cenário boêmio carioca. Após meses expectativa e incertezas, o local ganhará uma nova vida com a chegada da rede ‘Choperia 14.08’, sob o comando do cearense Roberto Rafael. O empresário revelou que pretende iniciar as obras assim que receber as liberações necessárias.
A nova proposta seguirá o modelo das unidades já existentes em Copacabana, Ipanema e Icaraí. Sendo assim, o antigo bar se transformará em choperia e galeteria. Embora o cronograma das obras ainda não esteja definido, o novo dono visa resgatar o ambiente vibrante que sempre cercou o local com alma de futebol.
Mesmo com críticas pontuais de moradores, que reclamavam da ocupação do espaço público nos dias de partidas, o Bar dos Chicos permaneceu como referência para torcedores de várias gerações. A Riotur, inclusive, chegou a integrar o local em roteiros turísticos voltados à cultura esportiva da cidade.
Tradicional da torcida do Flamengo
Localizado no térreo de um edifício na Rua General Canabarro, o ‘Bar do Chicos’ cultivou por mais de duas décadas a identidade de ponto de encontro de torcedores. Antes de cada jogo no Maracanã, milhares de rubro-negros lotavam o local, transformando as calçadas em extensão da arquibancada.
O bar oferecia cerveja gelada, pratos típicos de boteco e um ambiente de celebração. Turistas também costumam passar pelo local com frequência. Torcidas adversárias frequentavam o espaço em dia de clássicos que não envolviam o Flamengo.
O cenário mudou em janeiro deste ano, após um desentendimento entre os sócios antigos. A desavença resultou no fechamento do espaço, que pouco tempo depois, em março, acabou destruído por um incêndio. O fogo atingiu grandes proporções e deixou o imóvel sem condições de uso.
Preservar a essência, modernizar a estrutura
Com a chegada da Choperia 14.08, o local passará a oferecer um cardápio centrado no galeto e no chope artesanal, agora, porém, com proposta mais estruturada. Fundador da marca, Roberto Rafael explicou que pretende preservar o espírito antigo do bar e adaptá-lo a um serviço de padrão da rede.
O nome da choperia remete ao aniversário do empresário, nascido no dia 14 de agosto. Data esta que também batiza todas as outras casas da franquia.
A ambientação continuará priorizando o clima de confraternização que sempre caracterizou o endereço. A ideia é receber o público em dias de jogo com agilidade no atendimento, conforto nas instalações e estrutura voltada para grandes fluxos de torcedores. Segundo Rafael, “o charme do Maracanã será mantido, agora com mais qualidade e organização no serviço”.
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.