Esportes

Julio Sérgio comunica morte do filho de 15 anos e recebe homenagens da Roma ao Santos

Julio Sérgio comunica morte do filho Enzo, de apenas 15 anos, vítima de câncer

Julio Sérgio comunica morte do filho Enzo, de apenas 15 anos, vítima de câncer -  (crédito: Foto: Reprodução)
Julio Sérgio comunica morte do filho Enzo, de apenas 15 anos, vítima de câncer - (crédito: Foto: Reprodução)

O nome de Júlio Sérgio Bertagnoli voltou à mídia na última segunda-feira (28) após a confirmação da morte de seu filho Enzo Bertagnoli, de 15 anos. Para quem não se lembra, o ex-goleiro construiu uma carreira sólida no futebol entre o final dos anos 1990 e meados da década de 2010. Desde 2014, ano em que pendurou as chuteiras, tem se dedicado ao esporte fora das quatro linhas.

Júlio Sérgio comunicou publicamente a morte de seu filho no último domingo, dia 27 de julho, em decorrência de um tumor cerebral diagnosticado em 2020. O velório ocorreu no dia seguinte, segunda-feira (28), no Memorial Bom Pastor, em Ribeirão Preto, seguido da cerimônia no Crematório Ecológico.

O ex-goleiro usava suas redes sociais para compartilhar momentos da luta do filho contra o câncer. Em um dos registros mais emocionantes, apareceu raspando o cabelo ao lado de Enzo, em gesto de apoio durante o tratamento quimioterápico.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Julio Sergio Bertagnoli (@juliosergio27)

Apoio da comunidade esportiva

A notícia evidentemente sensibilizou o meio esportivo, mas especialmente os clubes defendidos por Júlio ao longo da carreira. O Santos, por exemplo, emitiu um comunicado em solidariedade:

“O Santos Futebol Clube lamenta profundamente o falecimento de Enzo Bertagnoli, filho do nosso inesquecível goleiro Julio Sergio, que honrou o Manto Sagrado entre os anos de 2002 e 2004. O querido Enzo nos deixou neste domingo, em decorrência de um câncer que vinha enfrentando. Muita força aos familiares e amigos do Enzo. Sintam-se abraçados neste momento tão difícil. A nação santista está com vocês!”, escreveu.

A Roma, clube que o acolheu por cinco temporadas, também demonstrou apoio: “Júlio, estamos com você neste momento de dor inimaginável. Toda a equipe da AS Roma está com sua família, e todos os romanistas o abraçam”.

Já o Botafogo-SP, clube que o revelou, deixou uma mensagem de carinho e consolo. “(…) Júlio Sérgio foi revelado nas categorias de base do Tricolor. Ele chegou à Seleção Brasileira de base atuando pelo Pantera. A diretoria presta os seus mais sinceros sentimentos de condolências à família e amigos e reza para que todos encontrem forças neste momento para superar essa triste perda”.

Espiritualidade

O ex-atleta participou, ainda neste mês, do ‘Legendários’ — retiro masculino com base em princípios evangélicos. Ele inclusive comentou sobre a experiência em seu perfil nas redes sociais.

“Pais, filhos, casamento, relacionamento, respeito, compreensão, perdão, atitude e fé. Reflexões e autoconhecimento de uma maneira emocionante e intensas como eu não havia sentido antes”, disse na ocasião.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Julio Sergio Bertagnoli (@juliosergio27)

Júlio Sérgio Bertagnoli

Conforme mencionado, o ex-goleiro construiu uma carreira sólida pelos clubes onde passou. Natural de Ribeirão Preto, ele iniciou sua trajetória no Botafogo-SP e passou por Francana, Comercial, Santos, América-SP, Juventude, Lecce e Roma. No clube italiano, participou de conquistas como a Taça da Itália e a Supertaça entre 2006 e 2008.

Já em solo brasileiro, integrou o elenco do Santos campeão brasileiro em 2002 e 2004. Após encerrar sua carreira como atleta em 2014, ele se dedicou à função de técnico e auxiliar, atuando em equipes como CRAC, Linense, Marília e Coritiba, até migrar para a função de agente de jogadores.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,  Twitter, Instagram e Facebook.

  • Google Discover Icon
RJ
RJ
postado em 29/07/2025 12:41
x