Esportes

Paraguai empata com Equador e volta à uma Copa do Mundo após 16 anos

Paraguai precisava de apenas um ponto para se classificar para Copa do Mundo

Paraguai precisava de apenas um ponto para se classificar para Copa do Mundo -  (crédito: Foto: Divulgação / Conmebol)
Paraguai precisava de apenas um ponto para se classificar para Copa do Mundo - (crédito: Foto: Divulgação / Conmebol)

Depois de 16 anos e com direito a fogos após o duelo, o Paraguai volta a disputar uma Copa do Mundo. Nesta quinta-feira (4), a Albirroja empatou com o Euquador por 0 a 0, no Estádio Defensores Del Chaco, em Assunção, pela 17ª rodada das Eliminatórias para a Copa e confirmou participação no Mundial de 2026. Apesar do histórico resultado para os donos da casa, as seleções fizeram um duelo bem aquém do esperado e não balançaram as redes. Os donos da casa procuraram se fechar defensivamente, enquanto os visitantes atuaram de forma burocrática.

O Paraguai, aliás, precisaria apenas de um empate para carimbar a classificação histórica. A seleção soma 25 pontos, com seis vitórias, sete empates e quatro derrotas. Do outro lado, o Equador, que já está classificado para Copa, está com 26 pontos – sete vitórias, oito empates e duas derrotas.

Agora, na 18ª e última rodada, o Paraguai enfrenta o Peru, na terça-feira (9), às 20h30, no Nacional de Lima. No mesmo dia, o Equador enfrenta a Argentina, às 20h, no Monumental de Guayaquil.

A última participação dos paraguaios aconteceu em 2010, quando foram eliminados pela campeã Espanha nas quartas de final por 1 a 0, com gol do atacante David Villa aos 83 minutos.

O JOGO

A primeira etapa entre as seleções não foi de muita emoção. A Albirroja ficou mais com a posse de bola, mas sem uma criação efetiva. Foram quatro finalizações e apenas uma no gol de Galíndez. A melhor oportunidade aconteceu com Sosa em chute dentro da área. Do outro lado, o Equador até tentou, porém, também encontrou dificuldades para chegar ao ataque.

Na volta para o segundo tempo, o Equador voltou melhor e ficou mais com a posse de bola, porém teve um início sem grande vontade. Apesar disso, tinha mais liberdade para chegar ao ataque. No entanto, na metade do jogo, Sanabria conseguiu uma arrancada e fez Galíndez trabalhar. No rebote, Cubas acertou um chutaço no travessão para explodir a torcida. A La Tri respondeu Paéz, mas o chute foi sem direção do gol.

Nos minutos finais, o time de Gustavo Alfaro indicou que ficaria recuado, mas conseguiu ficar com a posse de bola e segurar o resultado favorável. Com isso, decretou-se o feriado nacional.

PARAGUAI 0x0 EQUADOR

17ª Rodada da Eliminatórias da América do Sul
Data: 04/09/2025
Local: Estádio Defensores del Chaco, em Assunção (PAR)
Gols: –
PARAGUAI: Gatito Fernández; Juan Caceres, Gustavo Gómez, Junior Alonso, Alderete; Diego Gómez, Cubas (Bobadilla, 39’/2°T), Almirón; Ramón Sosa (Kaku Romero, 31’/2°T), Sanabria (Arce, 39’/2°T) e Ronaldo Martínez (Galarza, 15’/2°T). Técnico: Gustavo Alfaro.
EQUADOR: Galíndez; Hincapié, Ordóñez, Pacho, Estupiñán (Félix Torres, 39’/2°T), Alcívar; Kendry Páez (Plata, 24’/2°T), Vite (Mercado, 47’/2°T), Preciado; Enner Valencia (Kevin Rodríguez, 24’/2°T) e Angulo (Minda, 42’/2°T). Técnico: Sebastián Beccacece.
Árbitro: Raphael Claus (BRA)
Auxiliares: Danilo Manis (BRA) e Rafael Alves (BRA)
VAR: Pablo Goncalves (BRA)
Cartão Amarelo: Junior Alonso, Cubas, Almirón (PAR), Vite (EQU)

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.

  • Google Discover Icon
RJ
RJ
postado em 04/09/2025 22:38
x