Esportes

Vasco se prepara para maratona decisiva com cinco jogos no Rio no mês

Vasco tenta aproveitar período sem jogos para acelerar adaptação de reforços da segunda janela como Carlos Cuesta (foto)

Vasco tenta aproveitar período sem jogos para acelerar adaptação de reforços da segunda janela como Carlos Cuesta (foto) -  (crédito: Foto: Matheus Lima / Vasco)
Vasco tenta aproveitar período sem jogos para acelerar adaptação de reforços da segunda janela como Carlos Cuesta (foto) - (crédito: Foto: Matheus Lima / Vasco)

O Vasco dá uma atenção especial ao período sem jogos durante a data Fifa de setembro. Afinal, a equipe carioca contará com uma maratona de cinco confronto decisivos em 16 dias neste mês. O Cruz-Maltino se dividirá entre a partida de volta das quartas de final contra o Botafogo e quatro rodadas do Campeonato Brasileiro. Um fator que pode ser preponderante é que todos os duelos serão no Rio de Janeiro.

Desta forma, o Vasco tem a seu favor menos desgastes com viagens, pois os compromissos como visitante serão contra o Glorioso e o Flamengo, seus rivais cariocas. As duas partidas em questão ocorrerão no Nilton Santos e Flamengo, respectivamente. A sequência decisiva tem início na próxima quinta-feira (11), quando enfrenta o Alvinegro em jogo que valerá a classificação para as semifinais da Copa do Brasil.

Posteriormente, passará a se concentrar totalmente ao Brasileirão. Isso porque enfrentará Ceará, Flamengo, Bahia e Cruzeiro, na sequência. Os duelos contra o Vozão, Esquadrão de Aço e Raposa serão em São Januário. Com isso, o Cruz-Maltino contará com a oportunidade de emplacar uma reação no torneio.

Especialmente pela necessidade em melhorar sua campanha como mandante, já que não tem um triunfo nesta condição desde o dia 17 de maio, quando superou o Fortaleza. Inclusive, este foi o único resultado positivo do técnico Fernando Diniz desde que assumiu o comando do time. Depois disso, ele somou dois empates e duas derrotas.

Vasco necessita melhorar desempenho como mandante

Até o momento, o Cruz-Maltino detém a quarta pior campanha dentro de casa no Campeonato Brasileiro. De modo geral na competição, o Vasco acumula três vitórias, três empates e quatro derrotas na Colina Histórica. A equipe superou Santos, Sport e Fortaleza em seus domínios, adversários que também lutam contra o rebaixamento.

Um triunfo sobre o Ceará teria um peso ainda maior, pois os embates seguintes contra Flamengo, Bahia e Cruzeiro serão contra integrantes do G4 do Brasileirão.  Após essa sequência, o Cruz-Maltino voltará a atuar como visitante em outubro contra o Palmeiras, no dia 1º de outubro.

Antes da paralisação do calendário para a data Fifa de setembro, o Vasco venceu o Sport, na Ilha do Retiro, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. Deste modo, amenizou sua situação, pois deixou a zona de rebaixamento ao alcançar os 22 pontos e subir para a 15ª posição.

A avaliação foi que o intervalo sem partidas ocorreu no momento ideal para o Cruz-Maltino ter tempo hábil para recuperar jogadores entregues ao departamento médico. Como é o caso do volante Tchê Tchê, que se recupera de uma contusão muscular na coxa esquerda.

Além disso, permite um prazo maior para a acelerar a adaptação dos reforços, que chegaram na reta final da segunda janela de transferências. São os casos dos zagueiros Carlos Cuesta, Robert Renan, assim como o meio-campista Matheus França e o atacante Carlos Andrés Goméz.

Jogos do Cruz-Maltino em setembro

Botafogo x Vasco – Copa do Brasil – Nilton Santos – 11/09

Vasco x Ceará – Brasileirão – São Januário – 14/09

Flamengo x Vasco – Brasileirão – Maracanã – 21/09

Vasco x Bahia – Brasileirão – São Januário – 24/09

Vasco x Cruzeiro – Brasileirão – São Januário – 27/09

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,  TwitterInstagram e Facebook

  • Google Discover Icon
RJ
postado em 07/09/2025 21:52
x