Esportes

Empresa de Roque Junior firma acordo para alavancar nova SAF do Brasil

Empresa de Roque Júnior ajudará São Bento em processo de SAF

Empresa de Roque Júnior ajudará São Bento em processo de SAF -  (crédito: Foto: Divulgação)
Empresa de Roque Júnior ajudará São Bento em processo de SAF - (crédito: Foto: Divulgação)

A diretoria do São Bento está cada vez mais disposta a reestruturar administrativamente o clube e, não à toa, se encaminha para tornar a mais nova SAF do Brasil. Para isso, porém, decidiu contratar a consultoria Convocados, fundada pelo pentacampeão Roque Júnior, para liderar o processo de transformação de forma estratégica.

Selecionada para alinhar o projeto, a Convocados superou a concorrência de outras duas grandes propostas — citadas com grande relevância no meio esportivo — para firmar acordo com o clube paulista. Participaram da disputa o ex-CEO do Palmeiras, José Carlos Brunoro, e o ex-executivo de futebol Rodrigo Pastana, com passagem recente pelo Guarani.

Contudo, após análises, a cúpula paulista entendeu que a empresa de Roque Júnior indicava um direcionamento mais paralelo às projeções do clube. Determinou-se que a Convocados tinha um modelo de gestão mais técnico e alinhado às exigências do futebol moderno.

Além do pentacampeão, a consultoria ainda conta com o economista Cesar Grafietti (renomado especialista em finanças do esporte), e com o empresário Rodolfo Kussarev Júnior. A empresa gerida pelo trio é brasileira, mas se destaca pelo forte impacto internacional.

Em 2023, por exemplo, o grupo adquiriu o Anadia Futebol Clube, equipe da terceira divisão de Portugal. O movimento recente serviu para reforçar a experiência da empresa na implementação de modelos societários no futebol global.

Confidencialidade no processo

Com a definição da empresa responsável, o São Bento deverá formalizar a assinatura da proposta vinculante nos próximos dias. Esse documento representa o compromisso oficial da Convocados em conduzir as etapas seguintes, que incluem uma auditoria completa — financeira e jurídica — da situação do clube.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Esporte Clube São Bento (@ecsaobento1913)

Os valores da negociação estão resguardados por cláusula de confidencialidade e só deverão ser revelados após a conclusão da auditoria junto à aprovação em assembleia geral dos sócios. Além disso, a diretoria sinalizou que pretende concluir as tratativas com celeridade para garantir estabilidade administrativa já na próxima temporada.

Histórico do São Bento

A decisão ocorre meses depois do imbróglio com a empresa Flashforward, então representada pelo ex-jogador Zé Roberto. O acordo entre as partes causou polêmica e não avançou, sobretudo, por divergências na proposta final. Esse entrave, aliás, atrasou o planejamento de transição do clube para o modelo de SAF.

Agora, com a Convocados à frente do processo, a expectativa é de que o São Bento consiga implementar um modelo de gestão mais sustentável e eficiente. A meta também visa atrair investidores e reposicionar o clube em um cenário mais competitivo no futebol brasileiro.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,  Twitter, Instagram e Facebook.

  • Google Discover Icon
RJ
RJ
postado em 24/09/2025 19:14
x