Esportes

Rafael venceu quase metade das disputas pelo São Paulo

Rafael pode ser arma do São Paulo em possível decisão de pênaltis na Libertadores

Rafael pode ser arma do São Paulo em possível decisão de pênaltis na Libertadores  -  (crédito: Foto: Rubens Chiri/Saopaulofc.net)
Rafael pode ser arma do São Paulo em possível decisão de pênaltis na Libertadores - (crédito: Foto: Rubens Chiri/Saopaulofc.net)

O São Paulo entra em campo nesta quinta-feira (25), às 19h no Morumbis, para tentar superar a LDU e avançar às semifinais da Conmebol Libertadores. O Tricolor terá pela frente a difícil missão de reverter a derrota por 2 a 0 no jogo de ida, disputado em Quito. Uma vitória por três gols de diferença garante a classificação direta, enquanto um triunfo por dois gols leva a decisão para os pênaltis.

O histórico do São Paulo em disputas de penalidades, desde a chegada do goleiro Rafael, é um fator que chama atenção. Considerando as sete disputas em que o capitão esteve na meta, o Tricolor venceu três, alcançando um aproveitamento de 43%. Nesta conta não entra as oitavas de final da Copa do Brasil de 2025, onde a equipe perdeu nas penalidades para o Athletico, já que o arqueiro naquela ocasião era Jandrei.

Rafael tem se mostrado decisivo em momentos cruciais. Nas oitavas de final da Libertadores, contra o Atlético Nacional, o goleiro defendeu uma penalidade no tempo normal e ainda a cobrança de Matheus Uribe na disputa que classificou o Tricolor. Além disso, desde que chegou ao clube, Rafael teve impacto direto em dois títulos: a Copa do Brasil de 2023 e a Supercopa Rei de 2024, defendendo penalidades decisivas contra Sport e Palmeiras, respectivamente.

Das sete vezes em que esteve na meta em decisões por pênaltis, apenas em duas ocasiões Rafael não conseguiu fazer nenhuma defesa. Nas quartas de final da Copa Sul-Americana de 2023, contra a LDU, e nas quartas de final da Libertadores de 2024, diante do Botafogo. Em ambas as eliminações, a equipe sofreu com a perfeição das cobranças adversárias e erros próprios.

Rafael tenta escrever novo capítulo no São Paulo

Agora, diante do mesmo adversário que eliminou o São Paulo em 2023, Rafael terá a oportunidade de reescrever a história. Caso a classificação vá para os pênaltis, o capitão busca usar sua experiência e protagonismo para levar o Tricolor às semifinais da Libertadores. Assim, confirmando seu papel como peça fundamental em momentos decisivos.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,  Twitter, Instagram e Facebook.

  • Google Discover Icon
RJ
RJ
postado em 25/09/2025 12:56
x