Esportes

Missão Libertadores? Atlético precisa de aproveitamento de líder para conquistar vaga

Atlético precisa de aproveitamento de líder para conquistar vaga na Libertadores

Atlético precisa de aproveitamento de líder para conquistar vaga na Libertadores -  (crédito: Pedro Souza / Atlético)
Atlético precisa de aproveitamento de líder para conquistar vaga na Libertadores - (crédito: Pedro Souza / Atlético)

Em busca de se afastar da zona de rebaixamento no Campeonato Brasileiro, o Atlético Mineiro tem uma missão ainda mais difícil para garantir uma vaga na Libertadores do ano que vem pela competição: fazer um aproveitamento de líder.

No entanto, o Galo soma a maior sequência sem vitórias no campeonato. São quatro derrotas e dois empates, ou seja, seis jogos sem vencer. A última vitória foi contra o Bragantino, no dia 3 de agosto. Dessa forma, conquistar uma vaga na Libertadores – principal objetivo do clube mineiro na temporada – pelo Brasileiro, ficou complicada.

Aliás, de acordo com dados do Gato Mestre, do ge, as chances do Atlético chegar na zona de classificação são de 3,10%. Já para a vaga direta, no G-4, a probabilidade é quase nula: 0,10%. Vale ressaltar, portanto, que o Galo terá uma sequência de quatro partidas na Arena MRV: Mirassol, Juventude, Cruzeiro e Sport. Este último é uma partida atrasada na competição.

“Os cálculos para o Atletico não são animadores para G-6. Se terminar com 58 pontos, tem 60,7% de chances de ficar entre os 6 primeiros colocados. Se terminar com 59 pontos, seria, de 74.8% e, com 60 pontos, 84.8%. A pontuação para o Atlético terminar no G6 seria 59-60 pontos” explicou Gilcione Barbosa, matemático da UFMG.

Dessa forma, o Atlético precisa de um aproveitamento de 72% nas 16 partidas restantes na competição para chegar a 60 pontos. Nas 19 edições do Brasileirão com 20 equipes, essa pontuação só não foi o suficiente para terminar entre os seis primeiros em três edições: 2014, 2019 e 2023.

O aproveitamento necessário pelo Galo ir para a Libertadores pelo Brasileiro é o mesmo que o Flamengo, líder, tem na competição com 23 jogos. Apenas o Palmeiras, com 22 partidas, tem o aproveitamento superior: 74%.

Atlético tem outra chance

O Atlético Mineiro tem outra forma de conquistar a vaga para a Libertadores nesta temporada: pela Sul-Americana. Afinal, o campeão conquista uma vaga direta. O Galo vai disputar as semifinais da competição ainda este mês, contra o Independiente del Valle.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,  Twitter, Instagram e Facebook.

  • Google Discover Icon
RJ
RJ
postado em 26/09/2025 17:39
x