O Brasil está definitivamente em apuros no Mundial Sub-20. Depois de empatar com o México por 2 x 2 na estreia no último domingo, no torneio disputado no Chile, a Seleção perdeu para Marrocos por 2 x 1 nesta quarta-feira e ocupa o terceiro lugar no Grupo C. Com 100% de aproveitamento, o país africano lidera com seis pontos. O México tem dois. Adversários no sábado, Brasil e Espanha praticamente decidirão quem permanecerá no torneio ou voltará para casa. Detalhe: pentacampeão na categoria, o país jamais foi eliminado na primeira fase na competição inaugurada em 1977 pela Fifa.
A situação verde-amarela só não é mais alarmante porque a Copa do Mundo Sub-20 é disputada por 24 seleções divididas em seis grupos com quatro cada. Avançam às oitavas de final o campeão e o vice simbólico de cada chave, além dos quatro melhores terceiros colocados.
Na noite desta quarta-feira, Marrocos abriu 2 x 0. Os gols foram construídos no segundo tempo. Maama abriu o placar aos 15 minutos da etapa final com um voleio ao melhor estilo Bebeto depois do cruzamento milimétrico de Yassine. A finalizçaão foi indefensável para o goleiro Otávio. Zabiri ampliou aos 31 em um chute cruzado e deixou a vida do Brasil dramática.
- Leia também: Guia do Mundial Sub-20 2025, conheça as 24 seleções
O zagueiro e capitão Iago diminuiu nos acréscimos em cobrança de pênalti, mas era tarde demais para buscar o empate. Para sorte dos comandados de Ramon Menezes, não houve vencedor na partida anterior do grupo. México e Espanha empataram por 2 x 2.
O fato é que Ramon Menezes está novamente sob pressão. Em 2024, o técnico fracassou na tentativa de levar o Brasil aos Jogos Olímpicos de Paris-2024. A Seleção buscaria o tricampeonato na França, mas nem sequer passou pelo processo seletivo. No Mundial Sub-20 de 2023, o time dele caiu nas quartas de final contra Israel e o treinador balançou no cargo. O então presidente Ednaldo Rodrigues o manteve no cargo e sucessor, Samir Xaud, também.
No início deste ano, o Brasil estreou no Sul-Americano Sub-20 levando uma goleada da Argentina por 6 x 0. Apesar da humilhação, o Brasil avançou ao quadrangular final e conseguiu reagier ao conquistar o título da categoria justamente contra os arquirrivais.
Ramon Menezes sucedeu Tite na Seleção principal depois da Copa de 2022. Uma das derrotas dele no papel de interino foi justamente para a seleção principal de Marrocos. O resultado praticamente afastou qualquer possibilidade de Ramon ocupar o cargo até a contratação de Carlo Ancelotti.
Saiba Mais
-
Esportes Fabinho vê Corinthians prejudicado e promete medidas
-
Esportes Carbonero admite dificuldades, mas valoriza empate: “Jogo tenso”
-
Esportes Abel Ferreira dedica vitória do Palmeiras a Lucas Evangelista
-
Esportes Gustavo Henrique detona arbitragem após empate: “Desanimador”
-
Esportes A nova folhinha do futebol
-
Esportes Inter marca no fim e empata com Corinthians em jogo polêmico
