O governo federal nomeou o coronel aviador Alexandre Gomes da Silva para a Diretoria de Avaliação da Educação Básica, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia ligada ao Ministério da Educação. A mudança foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta sexta-feira (5/3). A área é a que cuida do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)
O cargo era ocupado pelo diretor substituto Eduardo Carvalho de Sousa. Ele estava no lugar do ex-diretor, o general da reserva Carlos Roberto Pinto de Souza, que morreu em janeiro deste ano vítima da covid-19. Ele tinha 59 anos e atuava no Inep desde 2019.
Ainda no DOU, o ministro-chefe da Casa Civil, Braga Netto, assinou a exoneração da então diretora de Gestão de Fundos e Benefícios do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Renata Mesquita D'Aguiar.
Na semana passada, o governo exonerou o ex-presidente do Inep, Alexandre Lopes. Para o seu lugar, foi nomeado o ex-secretário de Regulação e Supervisão do Ensino Superior do MEC Danilo Dupas Ribeiro.
Exoneração surpresa
Em nota pública no dia 26 de fevereiro, a Associação dos Servidores do Inep afirmou que os servidores foram "surpreendidos com a exoneração de mais um presidente do INEP".
"Chegaremos, assim, ao quinto presidente do Instituto em dois anos. A descontinuidade de gestão, com sucessivos períodos de instabilidade, tem contribuído fortemente para comprometer a execução do importante trabalho da autarquia na Educação. O Instituto é o maior produtor de evidências sobre a educação brasileira, indispensáveis para a formulação, a implementação e a avaliação das políticas educacionais em todas as esferas", pontuou.