Ranking

155 cientistas da UnB estão entre os melhores da América Latina

De acordo com uma pesquisa divulgada pela "AD Scientific Index", 155 pesquisadores da Universidade de Brasília se destacaram entre os 10 mil selecionados

Rafaela Martins
Renata Nagashima
postado em 02/10/2021 16:48
 (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

A Universidade de Brasília (UnB) teve 155 pesquisadores reconhecidos pelo AD Scientific Index 2021 — sistema avaliativo — ranking que apresenta os cientistas mais influentes da América Latina (AL), ocupando a 12ª posição geral. O resultado coloca a universidade na 9ª posição dentre as universidades brasileiras, sendo a 6ª entre as universidades federais.

O AD Scientific Index faz a classificação e julgamento baseados no desempenho científico e no valor agregado da produtividade de cientistas individuais, para a comunidade acadêmica. Para isso, a organização comparativa trabalha com o sistema h de avaliação. O índice h é determinado por meio do número de artigos citados pelo menos "h'' vezes. Para atingir um índice alto, um pesquisador deve ter um grande número de artigos publicados e ter recebido um grande número de citações.

Por exemplo, um valor de índice de 15 indica que o cientista recebeu pelo menos 15 citações para cada um dos artigos publicados. Para aumentar o valor do índice h de 15 para 16, o mesmo acadêmico deve receber pelo menos 16 citações ao publicar 16 artigos. Mas esse não é o único método avaliativo, existe o índice i10, índice g, índice m, o número de Erdös, o índice tori, o índice riq e o índice de leitura-10.

Além disso, quatro critérios são usados para classificar os países. O primeiro é o número de cientistas na lista dos 10 mil melhores. O segundo critério é o número de cientistas na lista dos 100 mil superiores. O terceiro é o número de estudantes listados no Índice Científico AD. No caso de igualdade após a aplicação de todos os três critérios, a classificação mundial é utilizada para desempatar.

Para conferir a pesquisa clique aqui.