Censo da Educação Superior

Ensino a distância (EaD) atingiu crescimento de 474% em uma década

Dados do Censo da Educação Superior de 2021 mostram que 87,6% das instituições de ensino superior de EaD são privadas

Tainá Andrade
postado em 04/11/2022 15:46 / atualizado em 04/11/2022 17:40
 (crédito: John Schnobrich/Unsplash)
(crédito: John Schnobrich/Unsplash)

Indicando tendência cada vez maior nas universidades do país, a modalidade ensino a distância (EaD) cresceu 474% entre 2011 e 2021, enquanto o número de ingressantes em cursos presenciais diminuiu 23,4%. Os dados são do Censo da Educação Superior de 2021, divulgado nesta sexta-feira (4/11) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC).

De acordo com o presidente do Inep, Carlos Eduardo Moreno Sampaio, a oferta do EaD na rede privada foi a grande responsável por essa tendência de crescimento. Enquanto nas universidades federais o contingente presencial ainda é de 80%, no intervalo de um ano — entre 2020 e 2021 —, houve um aumento de 24,2% em instituições privadas.

O ápice foi observado em 2019, quando a quantidade de estudantes de EaD ultrapassou a de matriculados em cursos presenciais, chegando a 70,5% em 2021. Ao todo, 16.736.850 de estudantes estão em estudo remoto.

Desafios

Uma das maiores preocupações, a partir do levantamento, é garantir que os cursos de ensino a distância tenham qualidade na formação da população. É o que defende o diretor da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, Vandir Chalegra Cassiano. “Iniciamos um projeto em que a secretaria irá até esses polos para medir a qualidade do curso. Estamos preocupados pelas universidades que estão oferecendo cursos EaD com valores muito baixos, se tem a qualidade adequada”, ressaltou.

Um dos maiores desafios no Brasil é justamente promover políticas para elevar a escolaridade média da população de 18 a 29 anos, com o alcance de, no mínimo, 12 anos de estudo. As principais áreas de ataque, para o Plano Nacional de Educação (PNE) deverão ser as populações que vivem na zona rural e os 25% mais pobres. Esses grupos sociais têm, em média, até 10 anos de formação escolar.

Afastamento da licenciatura

Outro ponto de atenção é em relação à escolha dos cursos. A opção para licenciaturas é baixa, mas, de acordo com o levantamento, se torna menor quando são observadas as porcentagens entre universidades públicas e privadas. Os cursos de química e física nas universidades federais têm 51,7% e 52,7%, respectivamente, das vagas ocupadas. Enquanto isso, nas universidades particulares, a taxa cai para 2,8% e 2,2% para os mesmos cursos.

Segundo o presidente do Inep, Carlos Eduardo Moreno Sampaio, 71% dos professores estão matriculados em algum curso superior, mas, em 26% dos casos, esses profissionais estão estudando em outra área que não a licenciatura. Ele destacou que o dado deve ser tratado como um alerta para se iniciar uma política nacional de valorização da profissão.

“A questão salarial é um elemento importante, mas também é imperativo criar um ambiente de trabalho que motive, com um bom clima organizacional, a melhora da estrutura que é oferecida, por exemplo, para os profissionais que atuam com educação híbrida, proporcionando tecnologia. Como fazer isso? Com uma política nacional de valorização da licenciatura”, declarou.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro das principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense e fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação