Oportunidade

Projeto Rondon: UnB abre inscrições para estudantes participarem de iniciativa

Estudantes podem se inscrever em experiência que será realizada em 12 municípios do Mato Grosso do Sul. Projeto oferece encontros com moradores de comunidades vulneráveis

Correio Braziliense
postado em 29/04/2023 00:00
 (crédito: Divulgação/Ministério da Defesa)
(crédito: Divulgação/Ministério da Defesa)

O Projeto Rondon deste ano, realizado pelo Ministério da Defesa, vai proporcionar encontros com moradores de comunidades vulneráveis do Mato Grosso do Sul, e os estudantes da Universidade de Brasília (UnB) podem se inscrever na experiência. Iniciativa será realizada em 12 municípios do estado entre 13 e 30 de julho.

A proposta da Universidade de Brasília foi a primeira colocada na seleção para a Operação Guaicurus, que eram indígenas que habitavam o Mato Grosso do Sul, Goiás e região do Chaco, no Paraguai. Para selecionar os alunos que vão participar da experiência, o Decanato de Extensão (DEX) vai oferecer uma atividade preparatória entre 4 e 15 de maio, das 17h30 às 19h, no auditório da Associação dos aposentados da Fundação Universidade de Brasília (Aposfub). 

A professora que coordena a proposta da UnB, Sílvia Ribeiro, acredita que o Projeto Rondon é uma oportunidade incrível para a formação discente. "O aluno atua diretamente na comunidade, conduzindo oficinas de diferentes temas, sempre voltadas à formação de multiplicadores locais. A troca de saberes, de forma dialógica, está presente em todo processo, ampliando a visão de todos os participantes das atividades”, explica a educadora.

Estudantes de qualquer curso podem participar

Estudantes de qualquer curso podem se inscrever, desde que tenham 50% dos créditos completos. A participação no curso, mesmo sem a seleção para a viagem, rende um crédito em atividades de extensão.

Os custos com a viagem e a permanência na cidade são de responsabilidade do Ministério da Defesa e da prefeitura local. ”Como a Operação ocorre no final do semestre da UnB, o DEX fará o diálogo junto aos seus respectivos cursos para viabilizar a sua liberação sem prejuízos”, complementa Sílvia.

A proposta da UnB tem ações nas áreas de cultura, direitos humanos e justiça, educação e saúde. O curso tem como objetivo apresentar os estudantes às oficinas que serão desenvolvidas durante a viagem junto aos moradores.

Confira a seguir a lista de oficinas:

  • Compartilhe essa ideia! – Mídias Sociais, cultura e cidadania, com a formação da comunidade no uso de mídias sociais
  • Alfabetização: direito de todas/os! Dever do Estado!, para alfabetização de jovens, adultos e idosos
  • Se o vírus circula, você não circula! Imunização e combate às arboviroses, que vai promover a capacitação para agentes comunitários e profissionais de saúde para o fortalecimento da imunização e combate às arboviroses.

Inscrições

Quem se interessar pode se inscrever neste link por meio de formulário Google.

Com informações da Secom UnB

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação