LANÇAMENTO

Novo livro da Turma da Mônica Jovem fala sobre fake news

"Informação boa é aquela apurada, checada, baseada em pesquisas sérias. Prefira sempre os fatos; e não boatos", afirma Maurício de Sousa

EuEstudante
postado em 29/12/2021 20:02 / atualizado em 29/12/2021 20:05
 (crédito: Divulgação)
(crédito: Divulgação)

Em #XôFakeNews, novo livro da Turma da Mônica Jovem, a personagem Tina, junto a Mônica, Magali, Cebola e Cascão entram em uma luta para combater as informações falsas. A obra foi escrita pela escritora e educomunicadora Januária Cristina Alves e ilustrado por Maurício de Sousa. 

No enredo, Tina, a personagem formada em jornalismo, precisa lidar com os grandes desafios da era digital. Indignada com as mentiras que circulam de forma rápida, ela decide investir na carreira de influenciadora e desenvolver uma página para combater a desinformação. 

Quando surge então a oportunidade de visitar a escola de Mônica, Magali, Cebola e Cascão para dar uma palestra, Tina não hesita. Diante de uma plateia, lança um debate sobre as diferenças entre informação, notícia e opinião, sobre os perigos das fake news, sobre liberdade de expressão e outras questões. 

Por fim, convida os alunos e os leitores a refletirem sobre as consequências de suas atividades no ambiente digital. O #XôFakeNews foi criado para falar ao público jovem sobre um dos assuntos mais relevantes do momento: a difusão massiva de desinformação, tratada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como infodemia. 

A história ainda tem a presença da influencer Camila Coutinho, que esteve no dia de divulgação na Bienal do Livro. 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação