Evento

Começa nesta quarta-feira (23), em Brasília, a 4ª edição da Campus Party

#CPBSB4, maior feira de tecnologia do mundo, ocorrerá em formato híbrido e deve reunir um público estimado em 70 mil visitantes

*Mariana Andrade
postado em 22/03/2022 16:51 / atualizado em 24/03/2022 19:47
 (crédito: Divulgação )
(crédito: Divulgação )

Começa, nesta quarta-feira (23), a 4ª edição da Campus Party Brasil (CP), no Estádio Nacional Mané Garrincha. A feira,  versão brasileira do maior evento tecnológico do mundo, será realizada em conjunto com o Governo do Estado do Distrito Federal (GDF) e deve terminar no próximo domingo (27). De acordo com os organizadores, a expectativa é reunir, ao longo dos cinco dias do evento, mais de 70 mil pessoas na área Open.

Durante os cinco dias, o público terá atividades de tecnologia, palestras, workshops e hackathons (maratona de programação na qual hackers se reúnem). O formato será híbrido, com atividades presenciais no Estádio Mané Garrincha e atividades on-line.

As temáticas das palestras estão ligadas com a tecnologia e inovação, como a internet das coisas, blockchain, cultura maker, empreendedorismo. Além disso, a CPBSB4 conta com algumas novidades na programação, como arena de robótica onde será possível participar de partidas de hóquei de robôs e de uma arena de drones, com corridas e aulas liberadas para o público.

Evento acontece de 23 a 27 de março no Mané Garrincha
Evento acontece de 23 a 27 de março no Mané Garrincha (foto: Divulgação/Agência Brasília)

“Brasília se tornou a casa da Campus Party e será recebida com muito carinho, muito amor e muita festa para os campuseiros e visitantes. Será um sucesso esse evento na nossa capital, que já é uma cidade inteligente”, ressalta Gilvan Máximo, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal (Secti-DF).

O show de abertura do CPBSB4, marcado às 20h desta quarta-feira, será gratuito, com a participação do DJ Bashkar e da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, sob regência do maestro Cláudio Cohen. Haverá limitação de pessoas no estádio.

As atrações do show de abertura. À esquerda o DJ Bashkar, e à direita o maestro Cláudio Cohen da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro.
As atrações do show de abertura. À esquerda o DJ Bashkar, e à direita o maestro Cláudio Cohen da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro. (foto: Divulgação)

No espaço gratuito e aberto ao público, os visitantes terão acesso a Campus Play, área que concentra os campeonatos de gamers e conteúdos voltados aos jogos digitais, a Arena de Drones e o palco empreendedorismo, que em parceria com Sebrae receberá diversos palestrantes que trarão conteúdos e dicas importantes para quem empreende ou para aqueles que pretendem empreender.

Na Arena da Campus, espaço pago e fechado aos campuseiros, são esperadas cerca de 7 mil pessoas que poderão acompanhar as atividades de quatro palcos distintos que abordarão temas do universo da tecnologia, programação, entretenimento digital, metaverso e games. No camping, são esperadas cerca de 3 mil pessoas, tornando a CPBSB4 a 2ª maior edição de Campus Party do mundo.

Palestrantes

Um dos conferencistas internacionais é Jordan Soles, vice-presidente de Desenvolvimento Tecnológico da Rodeo FX, empresa canadense de efeitos visuais para cinema, televisão e publicidade, famosa por ter sido criadora de efeitos para a série Game of Thrones.

O professor Fabiano de Abreu Agrela é  também um dos um dos grandes destaques da feira.  PHD em Neurociências com licenciaturas em biologia e história, ele vai falar sobre como o mau uso da tecnologia cria conhecimento e pode resultar em doenças, perturbações e doenças. Segundo Agrela, o seu problema si não é uma tecnologia, mas a forma como ela é utilizada, seja por meio do uso de medidas de redes, da determinação total do virtual e de outras formas abordadas em vários estudos sociais, publicados em revistas científicas .

A organização da Campus Party garante que todos os protocolos de segurança contra a Covid-19 serão reforçados, ou seja, além do uso obrigatório da máscara, será necessário ter o passaporte de vacina (carteira de vacina, ou aplicativo do Conecte SUS). Caso contrário, será preciso um teste PCR ou antígeno com 48h de antecedência.

No total, serão mais de 300 horas de atividades, entre palestras, workshops, hackathons, games, simuladores e muitas outras atrações. Segundo Tonico Novaes, CEO da Campus Party Brasil, o evento tem edições singulares. “O público de Brasília é completamente apaixonado pelo evento, por isso, estamos planejando uma CPBSB de retomada que seja ainda mais inesquecível para todos os participantes”, ressalta.

Para adquirir o ingresso e participar do evento, acesse o site da CPBSB. Os interessados podem escolher entre participar como visitantes ou voluntários. Caso escolha a segunda opção, os participantes auxiliarão na dinâmica do evento, durante seis horas, por dia, dentro dos períodos manhã/tarde e tarde/noite.

O evento em Brasília também contará com uma edição especial de sua revista científica. Será possível acessar o material no site da CP, a publicação vai reunir conteúdos que abordem os temas relacionados ao universo da Campus como, robótica, energia limpa, viagem espacial, realidade virtual, games, metaverso, genoma, biohacking, entre outros.


Não perca
Evento: Campus Party Brasília – 4ª edição
Arena: de 23 a 27 de março
Ária Open: de 23 a 27 de março
Local: Estádio Mané Garrincha

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação