Literatura Negro-brasileira

Crianças de Ceilândia recebem a escritora Kiusam de Oliveira

A autora Kiusam de Oliveira é reconhecida internacionalmente pelas obras que promovem uma educação antirracista

Jéssica Andrade
postado em 20/06/2022 21:57
 (crédito: Alex Pires/Divulgação)
(crédito: Alex Pires/Divulgação)

As crianças assistidas pela Associação Despertar Sabedoria, do Sol Nascente vão participar de um bate-papo com a escritora infantojuvenil Kiusam de Oliveira, na tarde desta terça-feira (21/6), às 15h. O encontro, promovido pela Biblioteca Comunitária Roedores de Livros, será aberto ao público e terá dois convidados especiais: Tayó e Akin, personagens de dois de seus premiados livros.

Kiusam de Oliveira é reconhecida internacionalmente pelas obras que promovem uma educação antirracista e pauta sua produção literária na Ancestralidade Africana que, na avaliação dela, pode ser capaz de curar e despertar o encantamento nos corpos negros rebaixados em termos de autoestima, por conta das violências racistas.

A autora classifica sua literatura como Linebeiju (Literatura Negro-Brasileira de Encantamento Infantil e Juvenil): "Ela bate de frente com a colonialidade no e do poder presentes na contemporaneidade”, explica Oliveira, citando as violências que corpos de negros sofrem na sociedade. 

Ela explica que a Linebeiju vem para se contrapor a essas formas coloniais de tratar os corpos negros e oferece, no campo da literatura, uma potencialidade para que, em momentos adequados, “as suturas psíquicas possam acontecer”, detalha.  

Em Brasília, Kiusam também participará da programação da 36ª Feira do Livro. Com 35 anos de experiência em sala de aula, a autora atua ainda como formadora de profissionais de educação nas temáticas educação, relações étnico-raciais e de gênero, com foco em uma educação antirracista. E é por meio da literatura que ela propõe a transformação social.

“Eu acredito que a Linebeiju é uma literatura de cura, capaz de provocar as suturas psíquicas necessárias para que as crianças e jovens negros se fortaleçam diante das práticas racistas, mas também para que crianças e jovens não negros entendam uma construção de privilégios e possam de fato contribuir para a desconstrução de que somente eles ou elas são potências, entendendo que o corpo negro; a cultura negra; as crianças, jovens, adultos e idosos negros e negras são potências também”, finaliza.

O bate-papo faz parte de uma série de quatro encontros promovidos pelo projeto com o apoio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC/DF).

Encontros com escritores

O projeto Encontro com o escritor, promovido pela biblioteca comunitária Roedores de Livros já recebeu autores renomados como Warley Goulart, do grupo carioca Os Tapetes Contadores de Histórias, no dia 19 de maio.

Além dos eventos voltados para o público infantil e juvenil, que incluem ainda mediações de leitura e oficinas de artes, a biblioteca oferece empréstimo de livros. O espaço, apelidado carinhosamente de a "biblioteca, fica no Shopping Popular de Ceilândia e abre de quarta a sábado, das 9h às 17h.

Serviço

Encontro com a escritora Kiusam de Oliveira
Aberto ao público
Data: Terça-feira (21/6), às 15h
Local: Biblioteca Comunitária Roedores de Livros | Shopping Popular de Ceilândia, Torre A, 2º andar | QNM 11, Área Especial, Lote 3
Instagram: @roedoresdelivros

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação