O professor de matemática Luiz Felipe Lins, da Escola Municipal Francis Hime, no Rio de Janeiro (RJ), foi o vencedor do Prêmio Educador do Ano pela condecoração do Educador Nota 10. Lins também recebeu o troféu de melhor professor pelo voto popular, durante divulgação dos resultados nesta terça-feira (27/10).
Às 15h, foi divulgado pela internet e no canal Futura o resultado da votação popular do #EsseProjetoé10, em que concorriam os dez professores que venceram o Prêmio Educador Nota 10. Os dez projetos selecionados foram avaliados pela banca de jurados, composta por cinco especialistas em educação.
O projeto de Luiz Lins envolveu geometria e construção e teve como inspiração as moradias populares que começaram a ser construídas na região da escola em que ele dá aulas. A partir delas, foi possível explorar com os estudantes do 7º ano as unidades temáticas de geometria e números. Para desenvolver o projeto, a turma foi dividida em grupos e, posteriormente, iniciaram as atividades como analisar uma planta baixa, idealizar uma casa e calcular áreas e o custo para colocar piso nos cômodos.
Para os cálculos e definição dos orçamentos, os alunos pesquisaram na internet, visitaram lojas de materiais de construção, conversaram com pedreiros, arquitetos e engenheiros. Durante o processo, o professor orientou a divisão de tarefas e as responsabilidades e valorizou a diversidade de habilidades de cada integrante. As discussões sobre dificuldades e busca de soluções ocorreram nas aulas. Ao final do projeto, os alunos produziram planilhas e um vídeo para a apresentação final da pesquisa.
Educador Nota 10 de Brasília
A partir das 3,7 mil inscrições de educadores para o prêmio Educador Nota 10, foram escolhidos 50 finalistas. Entre eles, dez vencedores, dos estados do Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro.
O docente André Luís Miranda de Barcellos Coelho, que leciona no SEB Dínatos e é professor licenciado da Secretaria de Educação (SEDF), foi um dos dez vencedores do prêmio. O projeto de Barcellos, intitulado Óptica com Ciência, foi desenvolvido com os alunos do 3º ano do ensino médio e buscava levar a investigação científica para dentro da sala de aula.
O método desenvolvido pelo professor alinhava conteúdos on-line com encontros presenciais. Uma espécie de ensino híbrido, antes mesmo da pandemia. Ele levou para o ambiente virtual as aulas mais tradicionais e pouco dialógicas, a fim de liberar espaço presencial para a execução de atividades mais significativas, como as investigações.
Para conferir a transmissão ao vivo do resultado, que contou com a apresentação do comediante Fábio Porchat e da jornalista Karen de Souza, basta acessar o YouTube do canal Futura.