RECONHECIMENTO

Correio vence prêmio de jornalismo de dados com projeto de educação

O Correio nas Escolas, do site Eu, Estudante, mapeou e reuniu informações sobre todos os colégios de ensino médio do DF, além de trazer reportagens e relatos de leitores

EuEstudante
postado em 07/11/2020 21:45 / atualizado em 08/11/2020 16:51
 (crédito: Arquivo Pessoal)
(crédito: Arquivo Pessoal)

Com reportagens e coleta de dados das jornalistas Ana Paula Lisboa e Thays Martins, o projeto Correio nas Escolas foi um dos vencedores do Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados. O projeto tem webdesign de Adalberto Sampaio e apresenta, de modo interativo, dados oficiais sobre todas as escolas de ensino médio do Distrito Federal; grandes reportagens; relatos de leitores e outros conteúdos.

A cerimônia virtual de premiação, na noite deste sábado (7/11), ocorreu durante o encerramento da 5ª Conferência Brasileira de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais e foi apresentada por Angelina Nunes, conselheira da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e coordenadora do Programa Tim Lopes.

A segunda edição do prêmio foi organizada em parceria entre a Escola de Dados, a Abraji e a Transparência Brasil. Os jurados escolheram 12 finalistas entre mais de 130 trabalhos inscritos. No fim, foram premiados quatro projetos, um de cada uma das seguintes categorias: dados abertos, inovação, visualização e investigação. O projeto Correio nas Escolas saiu vencedor na categoria dados abertos.

Foram decisivos para a escolha da publicação a transparência com relação aos dados e às metodologias utilizadas, além do uso de tecnologias abertas que permitem a replicabilidade da iniciativa. “O vencedor da categoria conseguiu reunir essas boas práticas do jornalismo de dados, aliando com tema de interesse público e histórias bem contadas que dão rosto aos números”, explica Angelina Nunes sobre o projeto Correio nas Escolas.

Thays Martins, repórter do Correio, assina as reportagens do projeto com Ana Paula Lisboa
Thays Martins, repórter do Correio, assina as reportagens do projeto com Ana Paula Lisboa (foto: Arthur Menescal/Esp. CB/D.A Press)

“Com uma produção multimodal, o trabalho vai da reunião de relatos até a visualização de informações contextualizadas em um mapa interativo construído com tecnologia de dados abertos”, disse. “Trata-se de um trabalho jornalístico que alia o uso inteligente de dados abertos à narrativas e histórias com impacto na vida das pessoas. Tudo isso com precisão e cuidado nos conteúdos produzidos em um tema tão importante quanto a educação”, completou Angelina.

O Correio concorreu com trabalhos publicados nos sites Fiquem sabendo e The Intercept Brasil. Esta é a segunda edição do prêmio que homenageia Cláudio Weber Abramo, um dos pioneiros do jornalismo de dados e da defesa da transparência pública no Brasil. Fundador da ONG Transparência Brasil, ele morreu em 2018.

Sobre o projeto

Idealizado e coordenado pela jornalista Ana Paula Lisboa, o especial Correio nas Escolas foi selecionado e realizado com patrocínio do International Center for Journalists (ICFJ), por meio de bolsa de inovação apoiada pelo The Wall Street Journal.

Graças à bolsa, Ana Paula recebeu capacitação e mentoria de Amara Aguilar, professora associada da Annenberg School for Communication and Journalism da Universidade do Sul da Califórnia.

O valor disponibilizado pelo ICFJ custeou a contratação da jornalista Thays Martins, que colaborou com a parte de reportagem e coleta de dados; e do web designer Adalberto Sampaio. Também participaram dos trabalhos que tornaram o site possível colaboradores de diversas áreas do Correio Braziliense.

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação