Eu, Estudante

RECONHECIMENTO

Correio vence prêmio de jornalismo de dados com projeto de educação

O Correio nas Escolas, do site Eu, Estudante, mapeou e reuniu informações sobre todos os colégios de ensino médio do DF, além de trazer reportagens e relatos de leitores

Com reportagens e coleta de dados das jornalistas Ana Paula Lisboa e Thays Martins, o projeto Correio nas Escolas foi um dos vencedores do Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados. O projeto tem webdesign de Adalberto Sampaio e apresenta, de modo interativo, dados oficiais sobre todas as escolas de ensino médio do Distrito Federal; grandes reportagens; relatos de leitores e outros conteúdos.

A cerimônia virtual de premiação, na noite deste sábado (7/11), ocorreu durante o encerramento da 5ª Conferência Brasileira de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais e foi apresentada por Angelina Nunes, conselheira da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e coordenadora do Programa Tim Lopes.

A segunda edição do prêmio foi organizada em parceria entre a Escola de Dados, a Abraji e a Transparência Brasil. Os jurados escolheram 12 finalistas entre mais de 130 trabalhos inscritos. No fim, foram premiados quatro projetos, um de cada uma das seguintes categorias: dados abertos, inovação, visualização e investigação. O projeto Correio nas Escolas saiu vencedor na categoria dados abertos.

Foram decisivos para a escolha da publicação a transparência com relação aos dados e às metodologias utilizadas, além do uso de tecnologias abertas que permitem a replicabilidade da iniciativa. “O vencedor da categoria conseguiu reunir essas boas práticas do jornalismo de dados, aliando com tema de interesse público e histórias bem contadas que dão rosto aos números”, explica Angelina Nunes sobre o projeto Correio nas Escolas.

Arthur Menescal/Esp. CB/D.A Press - Thays Martins, repórter do Correio, assina as reportagens do projeto com Ana Paula Lisboa

“Com uma produção multimodal, o trabalho vai da reunião de relatos até a visualização de informações contextualizadas em um mapa interativo construído com tecnologia de dados abertos”, disse. “Trata-se de um trabalho jornalístico que alia o uso inteligente de dados abertos à narrativas e histórias com impacto na vida das pessoas. Tudo isso com precisão e cuidado nos conteúdos produzidos em um tema tão importante quanto a educação”, completou Angelina.

O Correio concorreu com trabalhos publicados nos sites Fiquem sabendo e The Intercept Brasil. Esta é a segunda edição do prêmio que homenageia Cláudio Weber Abramo, um dos pioneiros do jornalismo de dados e da defesa da transparência pública no Brasil. Fundador da ONG Transparência Brasil, ele morreu em 2018.

Sobre o projeto

Idealizado e coordenado pela jornalista Ana Paula Lisboa, o especial Correio nas Escolas foi selecionado e realizado com patrocínio do International Center for Journalists (ICFJ), por meio de bolsa de inovação apoiada pelo The Wall Street Journal.

Graças à bolsa, Ana Paula recebeu capacitação e mentoria de Amara Aguilar, professora associada da Annenberg School for Communication and Journalism da Universidade do Sul da Califórnia.

O valor disponibilizado pelo ICFJ custeou a contratação da jornalista Thays Martins, que colaborou com a parte de reportagem e coleta de dados; e do web designer Adalberto Sampaio. Também participaram dos trabalhos que tornaram o site possível colaboradores de diversas áreas do Correio Braziliense.