Interessados em participar do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020 devem justificar as ausências na edição de 2019 para fazerem a prova. O procedimento é obrigatório aos inscritos que não participaram do exame em todas as áreas do conhecimento nas quais se inscreveram.
As justificativas de ausência deverão ser formalizadas pelo Sistema Encceja, no período de 14 a 20 de dezembro, e serão analisadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame. O resultado será disponibilizado aos participantes a partir de 28/12.
Caso a justificativa seja reprovada, o participante poderá solicitar recurso de 28 de dezembro de 2020 a 4 de janeiro de 2021. E se o candidato não justificar ou tiver a solicitação reprovada, o inscrito deverá ressarcir ao Inep o valor de R$ 40, por meio de GRU Cobrança, que poderá ser paga em qualquer banco, casa lotérica ou agência dos Correios.
O Encceja afere as competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade adequada. O exame é feito pelo Inep, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação.
Como será a edição de 2020
A participação no Encceja Nacional 2020 é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada para cada etapa de ensino. Os requisitos são, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e, no mínimo, 18 anos completos no caso do ensino médio, na data do exame.
A aplicação para o ensino fundamental e médio será em 25 de abril de 2021 e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal. As inscrições para esta edição do exame deverão ser feitas de 11 a 22 de janeiro de 2021. Os atendimentos especializados deverão ser solicitados no mesmo período.