Teatro nas escolas

Projeto promove oficinas de teatro remotas para escolas de Ceilândia

Segunda edição do Projeto Teatro e Diversidade na Escola está sendo feita pela primeira vez de forma on-line e foca técnicas de teatro etnicorraciais

Isabela Oliveira*
postado em 04/01/2021 16:20 / atualizado em 04/01/2021 16:31
 (crédito: Roberto Schiavini)
(crédito: Roberto Schiavini)

O Projeto Teatro e Diversidade nas Escolas (TDE), que promove oficinas teatrais focadas em questões etnicorraciais, começou sua primeira edição on-line devido à pandemia. Dentre as instituições participantes estão os Centros de Ensino Médio 2, 4 e 9 de Ceilândia. Os encontros virtuais começaram em dezembro e seguem até maio.

O projeto é financiado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC). Presencialmente, o projeto era dividido em três partes: oficina de expressão vocal e corporal, técnicas de teatro do oprimido e teatro político e, por fim, uma apresentação teatral que unia a colaboração dos estudantes: todos participavam da produção do espetáculo.

Cada escola desenvolveu uma peça teatral abordando temáticas de diversidade cultural, relações de gênero e etnicorraciais nas escolas. A partir da crise sanitária, foi preciso migrar para o formato digital.

Daniela Pessoa, produtora e professora do projeto, observa que, apesar de os alunos não poderem ter a experiência do trabalho colaborativo ou de oficinas corporais, os desafios estão sendo superados por meio da participação e do interesse deles. “Os estudantes que participam são o alicerce do teatro”, afirma a mestra em artes.

Os encontros virtuais começaram em dezembro e têm previsão de serem finalizados no início de maio. São feitas chamadas de vídeo duas vezes por semana, com duração de duas a três horas. Além disso, os alunos também têm a oportunidade de efetuar atividades assíncronas, como pesquisas, ou gravar vídeos colocando a teoria das oficinas em prática.

 

Daniela Pessoa, professora de teatro e produtora do Projeto Teatro e Diversidade na Escola
Daniela Pessoa, professora de teatro e produtora do Projeto Teatro e Diversidade na Escola (foto: Arquivo Pessoal)

 

Fundo de apoio proporciona atividades essenciais à comunidade

A primeira edição do projeto foi feita em 2018 com três escolas de Ceilândia: Centro Educacional 7, Centro de Ensino Médio 9 e Centro de Ensino Fundamental 35. Devido às particularidades do edital do FAC, as apresentações tiveram traduções simultâneas para a língua brasileira de sinais (libras).

A equipe de trabalho conta cerca de nove pessoas, incluindo responsáveis pela divulgação, pela produção e pelas aulas de teatro. Daniela Pessoa sempre montou projetos ligados às questões etnicorraciais e pensou em proporcionar a estudantes esta oportunidade com apoio da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e do FAC.

Além disso, os benefícios aos jovens da educação básica são inúmeros, incluindo crescimento e superação do medo de falar em público. “É uma questão de dar oportunidade de conhecer o fazer artístico e teatral, aprender que podemos trabalhar com a arte, sim, e trazer para esses estudantes essa ideia de pertencimento a uma sociedade”, pontua Daniela.

"É por meio da arte que os estudantes aprendem a ter voz de alguma maneira.” Ao fim do projeto, são sorteadas três bolsas de estudos em uma instituição de ensino parceira para que os alunos de destaque persistam nos estudos teatrais.

Apresentação final será em formato de monólogo

Devido à pandemia, não será possível encerrar o projeto com um grande espetáculo. Por isso, os estudantes serão desafiados a produzir monólogos. Daniela e a equipe entendem que a falta de recursos e materiais tecnológicos é um empecilho para muitos alunos.

Por isso, pretendem entrar em contato com os estudantes que não têm condições de gravar vídeos para que possam participar da atividade de conclusão de alguma forma. “Nós, enquanto professores, vamos montar algum espetáculo com o material dos alunos, seja uma música, seja um poema para materializar a vontade deles do fazer teatral”, explica a produtora.

Para as próximas edições do TDE, Daniela espera inscrever o projeto em mais editais do FAC ou até mesmo firmar parcerias com outras escolas, a fim de levar o Teatro e Diversidade na Escola a outras instituições.

Ficou interessado?

Quer que a sua escola receba as oficinas de teatro do projeto? Entre em contato com a produtora e professora Daniela Pessoa para mais informações ou acesse as mídias sociais do projeto:

WhatsApp: (61) 9 9690-8357

Facebook;

Instagram.

 

  • Estudante do Centro de Ensino Médio 9 de Ceilândia durante oficinas teatrais
    Estudante do Centro de Ensino Médio 9 de Ceilândia durante oficinas teatrais Roberto Schiavini
  • Estudantes do Centro de Ensino Médio 9 de Ceilândia durante oficinas teatrais
    Estudantes do Centro de Ensino Médio 9 de Ceilândia durante oficinas teatrais Roberto Schiavini

*Estagiária sob a supervisão da subeditora Ana Paula Lisboa

 

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