AULAS SUSPENSAS

Lockdown no DF: aulas presenciais estão suspensas, sem data de retorno

Medida vale para escolas, faculdades e universidades da rede pública e da rede privada e faz parte de normas do decreto que visa conter o avanço da pandemia de covid-19 no DF

Lis Cappi
postado em 26/02/2021 20:43 / atualizado em 26/02/2021 22:42
Não há data para retomada das aulas presenciais no DF -  (crédito: Minervino Junior/CB/D.A Press)
Não há data para retomada das aulas presenciais no DF - (crédito: Minervino Junior/CB/D.A Press)

Todos os tipos de aulas presenciais estarão suspensas no Distrito Federal a partir de 00h01 de domingo (28/2). A medida faz parte do decreto publicado na noite desta sexta-feira (26/2) pelo governo do Distrito Federal. A restrição valerá tanto para o ensino público quanto para o privado, e não há previsão de volta.

O texto, divulgado em edição extra do Diário Oficial do DF (DODF), determina a proibição das atividades educacionais para escolas, universidades e faculdades. O decreto também diz que a Secretaria de Educação fará os ajustes necessários para garantir o cumprimento do calendário escolar após o retorno das aulas.

Além das aulas presenciais, todas as atividades consideradas não-essenciais estarão suspensas, como cinemas, teatros e parques. Restaurantes, shoppings e bares também não poderão receber clientes, mas podem manter o serviços de entrega de delivery, drive-thru e take-out.

Entre os serviços essenciais estão espaços como supermercados, postos de gasolina, farmácias e igrejas. Também funcionam hospitais, clínicas e outros tipos de atendimentos médicos. Os proprietários dos estabelecimentos deverão garantir o distanciamento de 2 metros entre os clientes, além de fornecer álcool em gel para os colaboradores.

Quem descumprir a medida poderá sofrer penas, como recebimento de multa, interdição e sanções administrativas e penais. No caso do comércio, o local poderá perder o alvará de funcionamento.

 

Repercussão

Pouco tempo após a definição do decreto, a presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do DF (Sinepe-DF), Ana Elisa Dumont, compartilhou um manifesto afirmando que as escolas particulares têm demonstrado cuidado com os colaboradores e alunos desde o início da retomada das aulas de maneira presencial. Ela também afirma que a escola tem um papel fundamental “no desenvolvimento emocional e cognitivo dos alunos”, e que os locais esperam retomar às atividades em breve. Assista:

 

 

 

Motivo do fechamento

O lockdown vem como uma ação para conter o avanço do coronavírus no Distrito Federal. Nesta sexta-feira (26/2), o DF atingiu 98,22% da ocupação de unidades de terapia intensiva (UTI) na rede pública, com apenas uma UTI para adulto disponível.

De acordo com os dados do Ministério da Saúde, até as 18h30 desta sexta-feira (26/2), o DF estava com uma incidência de 9.780 casos para cada 100 mil habitantes. Ao todo, foram registradas 294.911 infecções e 4.819 mortes por covid no Distrito Federal.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação