Pandemia

Ubes lança documentos que orientam gestores de educação na pandemia

Os dois materiais produzidos, em parceria com o Centro de Estudos e Memória da Juventude (CEMJ), serão tema de transmissão ao vivo nesta quinta-feira (4)

EuEstudante
postado em 04/03/2021 19:34 / atualizado em 04/03/2021 19:36
 (crédito: REUTERS / Amanda Perobelli)
(crédito: REUTERS / Amanda Perobelli)

A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) irá lançar materiais que buscam orientar e garantir a segurança na retomada presencial das escolas brasileiras. A Nota Técnica: Direito Humano à educação na pandemia e o Programa de Estratégias e Protocolos para a Educação são tema de live que começou às 19h desta quinta-feira (4/3).


O evento on-line contará com a presença da presidente da Ubes, Rozana Barroso; do diretor presidente da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo, Alexsandro Santos e do presidente do Centro de Estudos e Memórias da Juventude, Eusébio Jorge. Interessados podem acompanhar a transmissão no canal da Ubes no Youtube. 


O documento Programa de Estratégias e Protocolos para a Educação, escrito em parceria com o Centro de Estudos e Memória da Juventude (CEMJ), elenca ações necessárias tanto para garantir a qualidade do ensino on-line quanto para assegurar uma reabertura das escolas progressiva, segura e justa. Cada medida está disposta em uma tabela que descreve a ação, o resultado esperado e os encaminhamentos e orientações.


“Identificar, em cada unidade escolar, as crianças, adolescentes e jovens que enfrentam condições de alta vulnerabilidade e risco social”, ressalta o título de uma das ações. Para isso, a Ubes e o CEMJ orientam, por exemplo, que as escolas solicitem os dados atualizados do CadÚnico da Secretaria de Assistência Social para consolidar uma lista por escola das crianças e famílias em condição de vulnerabilidade ou risco.


A Nota Técnica: “Direito Humano à educação'' faz um apanhado do cenário da educação brasileira em 61 páginas. Nele, o leitor encontra uma análise do cenário da educação brasileiras e saídas para superar o fechamento das escolas. Ambos os documentos serão enviados a todos os secretários de Educação e para o Ministério da Educação (MEC).

 

Acompanhe a transmissão ao vivo que começou às 19h:




Confira a íntegra de cada documento:


Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação