PEDAGOGIA

MEC lança formação para professores da educação infantil

Com foco em atividades práticas, o objetivo é potencializar a aprendizagem de bebês e crianças.

Eu Estudante
postado em 19/10/2021 16:36
 (crédito: Carla Carniel)
(crédito: Carla Carniel)

O Ministério da Educação (MEC) lança, nesta terça-feira (19), uma formação específica para professores de creches e pré-escolas de todo o país: o Aperfeiçoamento em Educação Infantil. Totalmente gratuita e autoinstrucional, a iniciativa estará disponível no Avamec (https://avamec.mec.gov.br/#/) e deverá atingir 593 mil docentes de escolas públicas e privadas.

O objetivo é fazer com que os profissionais se atualizem e reformulem as práticas pedagógicas com base nos objetivos de aprendizagem e nos campos de experiência propostos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a faixa etária de 0 a 6 anos. Para isso, os docentes terão acesso a vários conteúdos com sugestões práticas de atividades.

Instituto Federal de Brasília

O Instituto Federal de Brasília (IFB) está com 160 vagas abertas para cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) de auxiliar administrativo, espanhol, inglês básico e libras. As inscrições devem ser realizadas no site do IFB até 4 de outubro. As aulas serão ministradas no formato a distância e começam na primeira quinzena de novembro. Todos os requisitos que devem ser cumpridos pelos candidatos podem ser vistos no edital da seleção.


Os candidatos que não tiverem acesso à internet têm até 2 de outubro para ir até o IFB-Câmpus Estrutural, das 8h às 12h e das 14h às 18h, para realizar a inscrição em um dos computadores da instituição. A seleção dos alunos será feita por meio de sorteio eletrônico. As aulas serão no turno vespertino e remotas enquanto durar a pandemia da covid-19, as atividades estão com o início previsto para nove de novembro.


Para o curso de libras os candidatos devem ter concluído o ensino fundamental e ter no mínimo 15 anos, para as aulas de espanhol básico os jovens devem ter pelo menos 16 anos. No curso de inglês básico os alunos devem ter mais que 14 anos e estar no ensino médio, para as aulas de auxiliar administrativo os interessados devem ter no mínimo 16 anos e ter o ensino médio incompleto.

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação