Roda de conversa

Chargista Carlos Latuff participa, nesta quarta, de encontro no CED 1 da Estrutural

O autor ganhou projeção na capital federal depois que suas charges, mostrando PMs como racistas, foram parar em mural produzido pelos os alunos em alusão ao Dia da Consciência Negra

Malu Sousa*
postado em 29/11/2021 17:04 / atualizado em 29/11/2021 18:11
 (crédito: Por Circuito Fora do Eixo/divulgação)
(crédito: Por Circuito Fora do Eixo/divulgação)

Nesta terça-feira (30), a escola cívico-militar Distrito Federal, CED 01 da Estrutural (CED 01) receberá o chargista Carlos Latuff, autor de charges que mostram políciais militares como racistas, para uma roda de conversa com alunos. O chargista virá a Brasília exclusivamente para o evento que tratará sobre liberdade de cátedra e de expressão de jovens, relacionadas à consciência negra.

As charges do autor ganharam repercussão no DF depois que foram expostas no mural da unidade escolar como uma ação especial para o Dia da Consciência Negra, gerando um mal estar entre docentes e militares. Imagens do mural foram parar nas redes e a polêmica com as ilustrações feita por alunos vêm se desdobrando desde o dia 19 de novembro. A direção militar do colégio pediu que as imagens fossem retiradas e a vice-diretora, Luciana Pain, recusou. Pela atitude, corre um processo interno contra Luciana na Corregedoria da Secretaria de Educação.

Pelas redes sociais, Latuff se solidarizou com a vice-diretora e os alunos do CED 01. Para o autor, negar que o Estado é quem mais mata a população preta e pobre no Brasil, é negar um fato e pede o fim reprimendas que impedem ou tentam impedir que esses assuntos sejam discutidos nas escolas. “Se a gente quer combater a violência policial, discutir o papel das polícias e enfrentar o racismo estrutural no Brasil, esse assunto precisa ser debatido sem medo e sem represálias por parte de instituições policiais”, afirma categoricamente.

Durante o bate-papo com os alunos da instituição, Latuff fará uma charge especial para o momento.

*Sob a supervisão de Ana Sá

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação