CONSCIÊNCIA NEGRA

Escolas do DF homenageiam a Consciência Negra, celebrado no dia 20

Escolas públicas do DF fazem projetos pedagógicos com seus estudantes em homenagem ao Dia da Consciência Negra, celebrado no sábado (20)

Eu Estudante
postado em 18/11/2021 19:06
 (crédito: Divulgação Projeto Cidade Cor)
(crédito: Divulgação Projeto Cidade Cor)

O mês de novembro é marcado pela reta final do ano letivo na maioria das escolas do Distrito Federal, algumas escolas optam por trazer aos alunos projetos sobre o Dia da Consciência Negra. No Centro de Ensino Médio 02 de Ceilândia (CEM 02), o projeto dura quase o mês inteiro.

Na escola, o projeto Novembro Negro é anual e temático. A edição atual, teve início no dia 10 deste mês, e trouxe como tema o título “Novembro Negro 2021: o despertar de uma nova consciência”. Em nota ao portal do Sindicato dos Professores no Distrito Federal (Sinpro-DF), a professora de espanhol e supervisora pedagógica da escola Amanda Freire explica que o tema é motivado pela busca de “uma nova consciência antirracista por meio da revolução na educação básica”, afirma.

Ela diz que este ano, como em todos os outros, a equipe se inspirou em vários nomes da luta antirracista, incluindo a feminista negra norte-americana Angela Davis, e na sua famosa declaração de que “numa sociedade racista não basta não ser racista, é preciso ser antirracista”. Daí o título incluir a frase ‘o despertar de uma nova consciência’.

O evento conta com palestras, atividades culturais e workshops. As palestras foram feitas de híbrida, virtuais e presenciais. Os estudantes também participaram, no Centro Cultural da própria escola, de uma atividade com integrantes da Secretaria de Justiça do Governo do Distrito Federal (GDF) sobre saúde da mulher.

O encerramento das atividades do projeto é neste sábado (20), com apresentações teatrais, musicais, oficinas, workshops e outras atividades pedagógicas. Para o diretor da escola, Eliel de Aquino, a proposta faz parte de outra, o Projeto Consciência Negra e informa que “a partir de 2022, irá funcionar durante todo o ano letivo com envolvimento e participação de todas as disciplinas”, diz.

O Centro de Ensino Fundamental 08 de Taguatinga (CEF 08) também celebrará a data. A escola fará as atividades na tarde desta quinta-feira (18), com participação do rapper LyNDOoN, vencedor do concurso Brasília Independente, produzido pela Rede Globo. O evento será uma roda de conversa sobre representatividade negra na mídia, produzida em parceria com o Projeto Cidade Cor. A escola também irá lançar o portal de notícias da própria instituição.

Para LyNDoN, a iniciativa é importante e necessária para que os alunos possam conversar, apresentar seus pontos de vista e possíveis soluções, além de compartilhar experiências. “Acho extremamente importante e necessária os alunos conversarem entre si, colocar em pontos de vista, colocar em possíveis soluções para problemas e compartilhar suas experiências em relação a várias coisas, né. Principalmente nesse Mês da Consciência Negra”, cita LyNDoN.

O rapper elogia o projeto e também critica o sistema de educação. “Eu já fui aluno de escola, eu sei que nem sempre a escola é interessante. Para a gente principalmente, a galera que vem da favela, como eu. Que tem uma mãe empregada, a mãe solteira que não tá em casa nunca. Você às vezes não está interessado em ir para escola, porque a escola também não é interessante, o formato de ensino do nosso país não é interessante”, diz.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação