evento

Escola do DF promove mostra fotográfica produzida por alunos

A partir do Projeto Re(vi)vendo Êxodos, alunos refletem a obra de Sebastião Salgado e trazem em suas fotografias questões como identidade, patrimônio e meio ambiente

Karine Hillary*
postado em 10/12/2021 20:53
 (crédito: Arquivo pessoal)
(crédito: Arquivo pessoal)

Nesta sexta-feira (10) ocorre a inauguração da mostra fotográfica do Projeto Re(vi)vendo Êxodos, a fim de comemorar os 20 anos do projeto. A exposição ocorrerá no Espaço Cultural Renato Russo, a partir das 19h e conta com imagens produzidas por alunos do Centro de Ensino Médio Setor Leste. As fotografias buscam refletir a obra de Sebastião Salgado e abordam questões como identidade, patrimônio e meio ambiente.

(foto: Arquivo pessoal)

O projeto, coordenado por Luís Guilherme Batista, teve início em 2001, a partir da iniciativa de professores da área de ciências humanas do Setor Leste. O propósito é gerar cidadãos críticos, participativos e sensíveis com base na visita à exposição Êxodos, de Sebastião Salgado. Nas imagens, os alunos refletem sobre a realidade da população de Brasília. Para isso, precisaram sair da zona de segurança e buscaram ter um olhar crítico sobre cidades, cidadania e qualidade de vida.

(foto: Arquivo pessoal)

Para Luís Guilherme, professor e coordenador do projeto, os alunos foram convidados a refletir sobre seus universos individuais e coletivos. Além de adquirir maior compreensão de questões da atualidade e das múltiplas facetas da realidade contemporânea. “É interessante observar o resultado desse ‘olhar’ estimulado por estudos e pesquisas. Mais que interessante, é forte, contundente e, às vezes, duro, mas sem perder a ternura”, conta.

(foto: Arquivo pessoal)

As fotografias foram escolhidas a dedo pela fotógrafa Mila Petrillo, que participa da iniciativa desde 2001. Foram selecionadas, aproximadamente, 100 imagens. Entre elas, 70 produzidas por alunos que concluem o ensino médio em 2021. Foram selecionadas, também, aquelas feitas ao longo das duas últimas décadas. Mila relembra como o projeto teve início e comemora. “São vinte anos de colaboração com essa corajosa experiência pedagógica e cultural. A cada ano melhor e melhor. É uma experiência única, impressionante e longeva”, relata.

A primeira mostra fotográfica ocorreu em agosto de 2001. Desde então, ao final de cada edição, ocorre uma exposição com as imagens produzidas. Porém, com a pandemia, o projeto teve vida apenas de forma virtual em 2020. Já neste ano, os alunos puderam desenvolver pesquisas e a mostra. Por essa razão, o evento é aguardado com muita felicidade por todos, além de poderem comemorar os 20 anos do projeto.

(foto: Arquivo pessoal)

A mostra ocorrerá até o dia 6 de fevereiro de 2022, na Praça Central do Espaço Cultural Renato Russo, na 508 Sul. Com visitação de terça a sexta, das 9h às 20h, e sábado e domingo, das 14h às 20h. A entrada é gratuita e livre a todos os públicos.

*Sob a supervisão de Ana Luisa Araujo

  • Foto: Arquivo pessoal
  • Foto: Arquivo pessoal
  • Foto: Arquivo pessoal
  • Foto: Arquivo pessoal
  • Foto: Arquivo pessoal
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação