Educação básica

Alunas vencedoras da Olimpíada de Língua Portuguesa lançam jornal na escola

As estudantes são da Escola Classe Monjolo, área rural de Planaltina.

EuEstudante
postado em 17/12/2021 22:52 / atualizado em 17/12/2021 23:14
 (crédito: Arquivo Pessoal)
(crédito: Arquivo Pessoal)

Sabrina Santos, 10 anos, e Esther Barreto, 1l, alunas da turma de 5º ano da Escola Classe Monjola, de Planaltina, criaram um jornal no ambiente escolar. Elas são alunas da professora Mayara Almeida Libéria Tavares, vencedora da Olimpíada de Língua Portuguesa, na categoria Poema.


Tudo começou com uma brincadeira de criança. Uma das alunas tinha um “canal de fofocas” da escola, e Sabrina resolveu formalizar essa ação. Ela convidou a colega Esther para editar um jornal escolar. Enquanto Sabrina escrevia as reportagens, Esther se responsabilizava pela divulgação e a circulação do jornal. A professora Mayara apoiou o projeto das alunas, e foi surpreendida com a qualidade da primeira edição.


Mesmo tendo apenas três edições até o momento, por ter sido criada recentemente, a coordenação da escola resolveu instituir o projeto como parte da política pedagógica nas turmas de 5º ano, e o jornal será permanente até porque o gênero jornalístico faz parte do conteúdo do 5º ano.

.
. (foto: Arquivo Pessoal)

Sabrina e Esther não vão continuar na Monjolo ano que vem, mas estão preparando suas sucessoras na Redação do jornal.“Eu digo que a Olimpíada revelou uma escritora, Sabrina vê oportunidade em todos os lugares. Depois que começou a escrever, nunca mais parou”, diz Mayara.


Durante a Olimpíada de Língua Portuguesa, inclusive, Sabrina teve uma poesia de sua autoria adaptada para um curta-metragem, que foi apresentado no Festival de Curtas de Planaltina este ano. É intitulado Na cor da pele, e aborda questões acerca do racismo.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação