Eu, Estudante

planejamento

Calendário da rede pública é divulgado pela Secretaria de Educação

Começam em 14 de fevereiro e terminam em 13 de dezembro as aulas escolares de estudantes do Distrito Federal. Sinpro-DF reclama de falta de participação da categoria

O Calendário Escolar da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal para 2022 foi definido, e as aulas iniciarão em 14 de fevereiro e irão até 23 de dezembro. A Semana Pedagógica será realizada de 7 a 11 de fevereiro. O documento foi elaborado com base nos 200 dias letivos obrigatórios, previstos em lei.

As férias coletivas serão de 7 de janeiro a 5 de fevereiro de 2022. O recesso escolar entre os semestres será de 12 a 28 de julho. Já as provas do Sistema Permanente de Avaliação Educacional da Secretaria de Educação do DF (SIPAEDF), por meio do qual será aferida a qualidade educacional dos estudantes da educação básica, serão realizadas nos dias 8 e 9 de novembro.

O Sindicato dos Professores do Distrito Federal (Sinpro-DF) afirma ter sido excluído do debate. "Mais uma vez o governo Ibaneis Rocha (MDB) exclui a categoria dos debates relacionados à vida escolar. Após ignorar sucessivas e inúmeras solicitações do Sinpro para discutir o calendário letivo de 2022, a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEE-DF) deixa para discuti-lo no último mês do ano, às pressas, e sem a participação democrática da categoria", diz a organização em publicação no site do Sinpro.

No texto, o sindicato ainda expõe falta de diálogo, que não só gerou atraso na apresentação desse instrumento, decisivo e fundamental para a execução do magistério, mas também "uma sequência de prejuízos que vai desde a falta de planejamento e de organização até o desrespeito à opinião de gestores, professores e orientadores educacionais, que sabem das necessidades da escola pública e dos estudantes".