legislação

Projeto de lei prevê oferta de sala de atendimento especial em todas as escolas do DF

Independentemente do quantitativo de alunos que necessitem desse atendimento todas as escolas deverão ter esse tipo de espaço

Ana Luisa Araujo
postado em 25/02/2022 20:45 / atualizado em 25/02/2022 20:45
 (crédito: Divulgação/SEDF)
(crédito: Divulgação/SEDF)

As escolas da rede pública do Distrito Federal e os Centros Interescolares de Línguas (CIL) poderão ter salas de recursos multifuncionais para o Atendimento Educacional Especializado (AEE). O deputado distrital Robério Negreiros (PSD) protocolou na Câmara Legislativa do Distrito Federal projeto de lei (PL 2.535/22), agora em tramitação. O projeto prevê que os espaços tenham como objetivo a promoção de acesso a serviços, recursos pedagógicos e acessibilidade, visando garantir a participação e aprendizagem dos alunos da educação especial no ensino regular.

Independetemente da quantidade de alunos que precisem desse tipo de atendimento, a proposta prevê aina que todas as escolas sejam dotadas dessa modalidade de sala. Segundo o projeto, as unidades de ensino público devem conter pelo menos uma delas. 

Para Robério, "a Educação Inclusiva é uma filosofia que busca perceber e atender as necessidades educacionais especiais de todos os estudantes em um sistema regular de ensino". Para o parlamentar, "é muito importante lançar um olhar especial para pessoas com deficiência, assim como eliminar barreiras e promover a acessibilidade e a não separação entre os alunos". 

Os profissionais que irão trabalhar com esses estudantes serão, preferencialmente, professores efetivos com especialização em Atendimento Educacional Especializado, que já atuam e são cadastrados no Sistema Informatizado de Gestão de Pessoas da Secretaria de Educação.

O projeto também sugere que a construção dos espaços, os equipamentos, os mobiliários, os materiais didáticos/pedagógicos e demais despesas sejam custeados por verbas orçamentárias do Fundo de Reserva da Pessoa com Deficiência.

*Com informações da assessoria de imprensa do deputado Robério Negreiros e da Agência CLDF

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação