cuidado escolar

Conselho de Educação ganha linha direta com o Batalhão Escolar pelo WhatsApp

Medida foi implementada para que os casos de violência escolar sejam diminuídos

Correio Braziliense
postado em 05/04/2022 17:08
 (crédito: Álvaro Henrique, Ascom/SEEDF)
(crédito: Álvaro Henrique, Ascom/SEEDF)

Com o alto índice de violência nas unidades de ensino, o Batalhão Escolar finalizou a implementação do WhatsApp nas 14 coordenações regionais  da rede pública do Distrito Federal para que o contato direto com os colégios seja facilitado. Esse foi um dos assuntos tratados na primeira reunião da comissão responsável pelo Plano de Urgência pela Paz nas Escolas, que ocorreu na última semana, na sede da pasta. A comissão é composta por representantes das subsecretarias da Secretaria de Educação.

O grupo de WhatsApp tem o objetivo de facilitar e agilizar a comunicação entre os coordenadores regionais e o Batalhão Escolar. Sempre que necessário, os coordenadores, que têm contato direto com os gestores das escolas, poderão acionar a corporação diretamente pelo novo canal de comunicação. Além disso, os participantes poderão fazer sugestões e trocar experiências, na medida em que o plano for avançando.

A impressão e distribuição a todas as escolas do caderno orientador “Convivência Escolar e Cultura de Paz” serão realizadas até 18 de abril. O documento, organizado em três partes, terá temas como Educação em direitos humanos, ética, justiça, diversidade, paz, cultura de paz, não violência, conflitos, competências socioemocionais, empatia e participação estudantil.

A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, participou do encontro e destacou que o trabalho que envolve a paz nas escolas deve ser realizado de forma cuidadosa com os alunos. “Por trás dessas crianças que estão envolvidas em violência, existe alguma angústia, um trauma, ou algo parecido. Temos que ter esse olhar cuidadoso sobre nossos estudantes, respeitando-os, porque cada um tem uma história“, afirmou.

Com informações da Secretaria de Educação

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação