Pobreza menstrual

Projeto de absorventes sustentáveis ganha prêmio internacional

Ao custo de R$ 0,02 por unidade, absorvente tem como intuito combater a pobreza menstrual por meio de um produto sustentável

Correio Braziliense
postado em 13/06/2022 12:30
 (crédito: Abes/ reprodução)
(crédito: Abes/ reprodução)

Um projeto de absorventes sustentáveis de estudantes do Rio Grande do Sul ganhou o primeiro lugar da etapa brasileira do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo edição 2022, realizada pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes).

Chamado SustainPads, os absorventes são feitos a partir de subprodutos industriais e foram desenvolvidos pelas estudantes do ensino médio integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Osório Camily Pereira dos Santos e Laura Nedel Drebes, sob orientação da professora Flávia Santos Twardowski Pinto.

Agora, as jovens irão representar o Brasil na final internacional, em Estocolmo, na Suécia, entre 29 de agosto e 2 de setembro.

SustainPads

O SustainPads é feito com fibras da palmeira juçara e do pseudocaule da bananeira. Cada absorvente custa apenas R$ 0,02 em média. A palmeira juçara é nativa da Mata Atlântica e é conhecida pelo palmito de boa qualidade. 

Pobreza menstrual

Um dos intuitos do projeto é o combate a chamada pobreza menstrual. Uma a cada quatro adolescentes não têm acesso a absorventes quando precisam, segundo levantamento Livre para Menstruar, realizado pelo movimento Girl Up.

De acordo com o relatório Pobreza menstrual no Brasil, realizado pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Uniced), cerca de 713 mil meninas não têm acesso a chuveiro ou banheiro em casa e mais de 4 milhões não possuem itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas. 

Além disso, o projeto é  sustentável. Estima-se que as mulheres descartam 10 mil absorventes durante suas vidas e estes demoram até 500 anos para se decompor. 

 

 

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação