Educação básica

Coordenadora de dados de avaliação da educação básica do Inep é exonerada

Instituto informa que o lugar de coordenação foi preenchido por uma pessoa que "vinha trabalhando nas ações das avaliações"

Tainá Andrade
postado em 15/09/2022 21:03 / atualizado em 15/09/2022 21:05
 (crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)
(crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)

Os dados obtidos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), prova que mede o conhecimento dos alunos brasileiros na educação básica, serão anunciados na próxima sexta-feira (16/9). Os resultados preliminares foram divulgados em junho. O anúncio será mantido mesmo após a exoneração, na quarta-feira (14), da coordenadora Margareth Fabíola dos Santos Carneiro, responsável pela área dentro do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Mesmo com a mudança, a instituição declara que a divulgação das informações será mantida. Os dados são fundamentais para medir a educação no país após a tentativa de implementar o aprendizado remoto por causa da pandemia.

Pesquisa inédita divulgado pelo Unicef mostra um alto número de evasão escolar no Brasil. A entidade ressaltou também que 50% dos alunos entre 11 e 19 anos que estudam pensam em desistir por terem dificuldades em acompanhar o conteúdo ou a didática.

Sobre a coordenação do exame, o órgão esclareceu que Margareth foi substituída por servidor que "já vinha trabalhando nas ações das avaliações da educação básica" e realocada dentro do Inep - sem informar o motivo para a decisão.

No ano passado, o instituto teve problemas com a antiga gestão, de Danilo Dupas, e servidores de carreira, que estavam há anos na autarquia e em cargos de confiança, queixaram-se de não serem escutados.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação