No aniversário de 95 anos, MEC entrega Ordem Nacional do Mérito Educativo

Presidente Lula e ministro da educação, Camilo Santana, participaram da cerimônia nesta sexta-feira (14), em Brasília

Alice Meira
postado em 14/11/2025 17:30
Estudantes que se destacaram no Enem e beneficiários do Pé-de-Meia posam em frente à sede do MEC, em Brasília -  (crédito: Ângelo Miguel/ MEC)
Estudantes que se destacaram no Enem e beneficiários do Pé-de-Meia posam em frente à sede do MEC, em Brasília - (crédito: Ângelo Miguel/ MEC)

 

O Ministério Nacional de Educação (MEC) realizou, nesta sexta-feira, a cerimônia de celebração de 95 anos, em que trabalhos prestados à educação foram reconhecidos e agraciados com a Ordem Nacional do Mérito Educativo, concedida pelo Governo Federal, das mãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Criada em 1955 e regulamentada pelo Decreto no 4.797, de 31 de julho de 2003, a distinção é concedida a personalidades nacionais e estrangeiras que se destacaram em ações voltadas à melhoria e ao desenvolvimento do ensino brasileiro. Um dos reconhecidos foi o escritor gaúcho Fabrício Carpinejar, que teve sua trajetória reconhecida pelo papel de incluir o afeto como ferramenta de combate à invisibilidade social e ao bullying. 

No caso do poeta, a honraria destaca seu papel singular ao incluir o afeto como ferramenta de combate à invisibilidade social e ao bullying
No caso do poeta, a honraria destaca seu papel singular ao incluir o afeto como ferramenta de combate à invisibilidade social e ao bullying (foto: Yury Oliveira)

Em setembro, o presidente da República e o ministro da Educação também comemoraram a data com a Corrida e Caminhada MEC 95 anos, um evento que reuniu cerca de cinco mil participantes na Esplanada dos Ministérios. O percurso, que totalizou 18 quilômetros, teve os três primeiros colocados premiados, nas categorias masculina, feminina e de atletas com deficiência. 

O percurso da corrida totalizou 18 quilômetros
O percurso da corrida totalizou 18 quilômetros (foto: Bruna Araújo/MEC)

*Estagiária sob supervisão de Ana Sá. 


 

  • No caso do poeta, a honraria destaca seu papel singular ao incluir o afeto como
ferramenta de combate à invisibilidade social e ao bullying
    No caso do poeta, a honraria destaca seu papel singular ao incluir o afeto como ferramenta de combate à invisibilidade social e ao bullying Foto: Yury Oliveira
  • O percurso da corrida totalizou 18 quilômetros
    O percurso da corrida totalizou 18 quilômetros Foto: Bruna Araújo/MEC
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação