Capacitação

Capes e MEC promovem capacitação gratuita de produção de texto

Curso é para professores do 2º ao 5º anos do ensino fundamental e vai abordar temas como interpretação, redação e regras de gramática

EuEstudante
postado em 24/11/2020 12:02
 (crédito: Picjumbo.com/Pexels)
(crédito: Picjumbo.com/Pexels)

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Secretaria de Alfabetização (Sealf), do Ministério da Educação (MEC) lançaram um curso on-line gratuito de práticas de produção de texto para professores. Docentes do 2º ao 5º anos do ensino fundamental podem se inscrever.

Ao todo, a capacitação tem 60 horas de duração, e é dividida em 12 módulos. Eles abordam tópicos como comunicação é atuação, assunto e conclusão, interpretação de fatos e manipulando notícias. As inscrições são feitas, exclusivamente, pela plataforma virtual Avamec e não há prazo final. No site também estão disponíveis para consulta informações sobre conteúdo, metodologia e objetivos específicos do curso.

As atividades propostas englobam o emprego correto da pontuação, conjugação de verbos, concordância, regência, conjunções e locuções, entre outras regras de gramática fundamentais para a compreensão, interpretação e redação. Além disso, o curso procura despertar a criatividade e a expressividade, para que o docente consiga contribuir na melhora da produção textual do estudante. 

A capacitação faz parte do programa Tempo de Aprender, da Secretaria de Alfabetização. A iniciativa é uma das ações da Sealf na execução da Política Nacional de Alfabetização (PNA), instituída pelo Decreto nº 9.765, de 2019, que elenca a produção de escrita como um dos seis componentes essenciais da alfabetização.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação