Oportunidade gratuita

Senar abre seleção para cursos técnicos em agronegócio e fruticultura

Ao todo, são oferecidas 2.715 vagas para curso a distância. Seleção priorizará produtores rurais, e as inscrições se encerram em 27 de janeiro de 2021

EuEstudante
postado em 14/12/2020 19:10
Inscrições para cursos técnicos gratuitos do Senar se encerram em 27 de janeiro de 2021 -  (crédito: Wenderson Araujo/Trilux)
Inscrições para cursos técnicos gratuitos do Senar se encerram em 27 de janeiro de 2021 - (crédito: Wenderson Araujo/Trilux)

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) está com inscrições abertas para o processo seletivo dos cursos técnicos gratuitos em agronegócio e em fruticultura, na modalidade a distância (EAD). Interessados podem se inscrever até 27 de janeiro de 2021 no site do Senar.

As vagas serão preenchidas prioritariamente pelo produtor rural, familiar ou o colaborador do produtor. Os candidatos precisam ter concluído o ensino médio. Ambos os cursos técnicos são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). O diploma é válido nacionalmente.

Conheça os cursos

O curso técnico em agronegócio é focado nos procedimentos de gestão e de comercialização. São oferecidas 1.765 vagas, em 71 polos de apoio presencial do Senar. A carga horária total é de 1.230 horas distribuídas em dois anos. Desse total, 20% da são aulas teóricas, atividades práticas e avaliações.

A capacitação técnica em fruticultura oferece 950 vagas distribuídas em 34 polos de ensino. A carga horária é de 1.350 horas, divididas em dois anos e meio. Nesse período, o candidato aprovado estudará técnicas que auxiliarão no planejamento, execução e controle dos processos produtivos da atividade.

O processo de seleção consiste na análise do certificado de conclusão do ensino médio, do histórico escolar ou documento oficial equivalente. A lista preliminar dos candidatos selecionados para a etapa de classificação será publicada no portal eletrônico do Senar em 3 de fevereiro de 2021. A lista definitiva será publicada em 8 de fevereiro.

A classificação será definida pelas Administrações Regionais do Senar, órgãos de execução descentralizada das ações de formação profissional rural. Poderão ser contempladas etapas de entrevista ou aplicação de provas. A relação final dos aprovados será divulgada em 12 de março.

Ficou interessado? Faça a inscrição

Antes de efetivar a inscrição, os candidatos devem ler o edital atentamente e verificar a relação de documentos necessários para participar. O edital para o curso técnico em agronegócio pode ser acessado aqui e o de fruticultura aqui. Embora os cursos sejam a distância, o aluno deve indicar um dos polos de ensino para participar das atividades práticas.

Para mais informações, interessados podem entrar em contato pelo telefone 0800 642 0999 com atendimento de segunda a sábado, das 8h às 20h (horário de Brasília).

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação