Residência

UnB lança edital para programa de residência em clínica médica no HUB

Inscrições podem ser feitas até 12 de fevereiro pela internet. Programa oferta cinco vagas para médicos que tenham concluído dois anos de residência

EuEstudante
postado em 09/02/2021 17:14
 (crédito: Olga Guryanova/Unsplash)
(crédito: Olga Guryanova/Unsplash)

As inscrições para o terceiro ano de residência em clínica médica no Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) estão abertas e podem ser feitas até as 17h desta sexta-feira (12/2) pela internet. O programa oferece cinco vagas para médicos que tenham concluído a primeira residência em clínica médica, com duração de dois anos.

Os estudantes terão que fazer uma prova objetiva prevista para 25 de fevereiro. O exame será feito na Universidade de Brasília (UnB), no período da tarde. O processo de seleção também inclui avaliação de currículo dos inscritos. Para conferir o edital, acesse este link

Novo programa pretende capacitar médicos no atendimento hospitalar

O programa, chamado R3 em clínica médica, é novo e tem como objetivo a qualificação de médicos para coordenar de forma integral o cuidado do paciente hospitalizado, para favorecer a comunicação com o familiar e aplicar evidência científica a fim de melhorar a qualidade de vida do doente, reduzir o tempo de internação e otimizar os custos de saúde.

O grande diferencial do programa é oferecer treinamento em áreas não incluídas na residência de clínica médica, como gestão hospitalar, cuidados paliativos, avaliação do risco cirúrgico e execução de procedimentos.

O curso tem duração de um ano, com 60 horas semanais. Além de fazer o treinamento no HUB, o profissional cursará o conteúdo prático referente a cuidados paliativos no Hospital de Apoio e ainda terá a opção de passar um mês em atividades na Universidade de São Paulo (USP), se desejar.

A abertura das vagas foi autorizada pelo Ministério da Educação (MEC), portanto os médicos selecionados receberão bolsas de auxílio financeiro pagas pela pasta no valor de R$ 3.330,43.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação