Enem 2020

Ubes pede explicação do Inep sobre calendário do Fies e ProUni

As datas inviabilizam a participação dos inscritos no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2020 nos programas de bolsa e de financiamento estudantil

Isabela Oliveira*
postado em 10/12/2020 14:06 / atualizado em 10/12/2020 14:33
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press                 )
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press )

A presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Rozana Barroso, 21 anos, pediu esclarecimento sobre o calendário divulgado do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Financiamento Estudantil (Fies). As datas inviabilizam a participação dos estudantes que irão fazer o Enem 2020, já que as notas serão divulgadas apenas em março.

A representante dos estudantes manteve, na manhã desta quinta-feira (10), reunião virtual com o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Segundo a presidente da Ubes, o Inep ouviu os pedidos e se comprometeu a dar maiores explicações sobre a incompatibilidade do calendário.

"Quando cobramos que faltava esclarecimento, eles falaram que a partir desta semana terão mais esclarecimentos sobre as datas", disse Rozana. "Eles não deram nenhum parecer de troca de datas."

“Reivindicamos que tivesse uma explicação do porquê foram soltadas aquelas datas, sem explicação e sem diálogo”, reforça a estudante. Segundo Rozana, o Inep esclareceu que estavam com dificuldades em alinhar os calendários das universidades.

Dentre as reivindicações, a presidente e o vice-presidente da Ubes elencaram a falta de diálogo com os estudantes, principalmente, durante a pandemia, e a própria aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Sem ambiente de diálogo com ensino superior e educação básica não há aplicação do Enem de forma responsável”, afirma Rozana.

 

Rozana Barroso, presidente da Ubes, acredita que o diálogo com clareza se faz necessário entre os estudantes e o MEC
Rozana Barroso, presidente da Ubes, acredita que o diálogo com clareza se faz necessário entre os estudantes e o MEC (foto: Sheyden)


Enem deve ser porta de entrada e não de exclusão

Na última segunda-feira (7/12), o Ministério da Educação (MEC) divulgou as datas de inscrições para o Prouni e o Fies. Os editais devem ser publicados na semana que vem. Para Rozana Barroso, a aplicação do Enem deve refletir na verdadeira necessidade dos estudantes, que estão há meses tentando dialogar com o Inep ou o MEC.

“Nós defendemos que nenhum estudante fique para trás. O Enem não pode ser uma prova de exclusão. É preciso explicar melhor as datas e dialogar com os estudantes para entendermos melhor o que pensa o Inep”, explica Rozana.


Luta pelo diálogo responsável continua

A Ubes tenta marcar uma reunião com o Inep ou o MEC desde o início do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Para a presidente da entidade, ter conseguido dialogar com o Instituto e levar os questionamentos dos estudantes foi uma luta vencida: "A reunião já é uma vitória muito importante dessa luta pelo diálogo.”

A expectativa da Ubes é que o instituto e a pasta mantenham o diálogo com os estudantes, para que a entidade também saiba como se posicionar e conversar entre os estudantes.

Até o fechamento desta matéria, o Inep não se posicionou sobre o assunto.

*Estagiária sob supervisão da editora Ana Sá

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação