10 dias para o Enem

UNE e Ubes entraram com ação no MPF pedindo novo adiamento do Enem

As entidades protocolaram nesta sexta-feira (8) a representação no Ministério Público Federal (MPF). Além de nova data, cobram que haja responsabilidade e segurança na aplicação do exame

EuEstudante
postado em 08/01/2021 19:45 / atualizado em 08/01/2021 19:45
 (crédito: Helio Montferre/Esp. CB/D.A Press)
(crédito: Helio Montferre/Esp. CB/D.A Press)

A União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) entraram, nesta sexta-feira (8/1), com representação judicial no Ministério Público Federal (MPF) para requerer o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As entidades também cobram transparência quanto às medidas de segurança.

A peça afirma que "as providências adotadas pelo Ministério da Educação e pelo Inep têm se mostrado insuficientes para garantir tanto a segurança dos estudantes que farão a prova do Enem 2020, quanto a isonomia da aplicação da prova".

"Para a UNE e a Ubes, o Enem e os demais programas de acesso à universidade são importantes e não podem ser enfraquecidos em razão da pandemia, mas pela vida das pessoas e para que não haja ainda mais desigualdade entre os candidatos que farão a prova acreditamos ser inevitável um novo adiamento do Enem", ressalta o documento.


As datas do exame são alvo de contestação por estudantes que consideram não haver condições para realizar as provas devido à situação da pandemia no país. A edição impressa do Enem 2020 está marcada para o dia 17 de janeiro e 24 de janeiro deste ano. A edição digital será realizada em 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Na terça-feira (5/1), o presidente do Inep, Alexandre Lopes, confirmou a realização das provas para os dias marcados.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação