Enem

Na reta final do Enem, Educação do DF oferece ‘aulões’ ao vivo

Profissionais de educação e estudantes da rede pública de ensino vão continuar maratonando o conteúdo de ensino durante todo o período do exame, que se estende por quase todo o mês de janeiro

Correio Braziliense
postado em 12/01/2021 11:01
Os aulões são fundamentais para manter o ritmo de estudo e o contato com as disciplinas -  (crédito: Marcello Casal JrAgência Brasil)
Os aulões são fundamentais para manter o ritmo de estudo e o contato com as disciplinas - (crédito: Marcello Casal JrAgência Brasil)

Para ajudar os estudantes na reta final de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcado para os dias 17 e 24 de janeiro, a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) faz um esforço concentrado junto aos estudantes para a Maratona Enem, que começou em 17 de dezembro e vai até o próximo dia 23. As aulas são transmitidas em tempo real, via internet, reunindo professores e estudantes da rede pública de ensino com o objetivo de reforçar o aprendizado dos temas que cairão nas provas do Enem.

Profissionais de educação e estudantes vão continuar maratonando o conteúdo de ensino durante todo o período do exame, que se estende por quase todo o mês de janeiro. Entre os últimos dias 4 e 8, a rede pública ainda participou da Semana #PreparaEnemDF, com aulões ao vivo no canal da pasta, o Educa DF.

Durante a última semana, os conteúdos de revisão apresentados por professores da própria rede foram divididos por áreas de conhecimento, além de uma aula sobre o Uso da Inteligência Emocional para a Realização do Enem. Até a última segunda-feira (11/1), foram quase 5 mil visualizações das aulas no YouTube.

Na Maratona Enem, a SEEDF ainda conta com o apoio de professores de outros estados do Brasil. São quatro horas de aulas, sempre com início às 14h e término às 18h. Diretora de Ensino Médio da Secretaria de Educação, Érika Botelho lembra que, durante os aulões, os estudantes recebem dicas, informações e curiosidades sobre cada área e ainda tiram dúvidas ao vivo.

“A participação dos estudantes nos aulões – as lives do #PreparaEnemDF – é de extrema importância para o desenvolvimento dos conhecimentos necessários ao bom desempenho durante o exame nacional. Por meio da interação, em tempo real via chat, com os professores e a equipe da Diretoria de Ensino Médio, os estudantes poderão realizar questionamentos e sanar dúvidas que, além deles, outros também podem estar enfrentando”, observa.

Ensino democrático

O professor de Sociologia Bruno Borges, mediador dos aulões da Semana #PreparaEnemDF, diz que o projeto democratiza a formação dos estudantes. “O projeto conta com uma equipe de peso, com larga experiência na preparação do Enem. As lives permitem que mais estudantes tenham acesso [ao conteúdo] e que todos possam fazer a revisão no seu tempo. São aulas focadas naquilo que importa na reta final, os conteúdos mais recorrentes e mais frequentes no Enem. Aulas interdisciplinares com dois ou três professores atuando simultaneamente na resolução de questões”, sublinha.

A primeira live da Semana #PreparaEnemDF foi apresentada pelos professores Bruno Borges e Silvio Miranda, para tratar de estratégias de prova. A ideia era deixar claro para os estudantes que cada prova e área tem o seu peso, e que a organização do estudo e do tempo destinado às avaliações é fruto de uma boa estratégia de prova formulada.

O professor de Geografia Leonardo Castro participou do aulão sobre Ciências Humanas no dia 5 de janeiro. “Faz toda a diferença para estudantes que se encontram em situação de vulnerabilidade, especialmente os que foram impactados pela pandemia. Participar deste tipo de iniciativa gera confiança nos estudantes e reduz a ansiedade durante as provas”, avalia.

Prepara Enem 2021

Além de ter criado criou o projeto #PreparaEnemDF para facilitar a vida dos estudantes, a Secretaria de Educação lançou uma página exclusiva no próprio site. Por meio dela, toda a comunidade da educação pode acessar um material reunido nas seguintes seções: Repositório de Vídeos, Aulões, Provas com Gabarito, Cartilha de Redação, Material de Apoio e Perguntas Frequentes, onde estudantes podem conseguir respostas para questões diversas.

“O projeto #PreparaEnemDF busca oferecer aos estudantes do Ensino Médio da rede pública mais uma ferramenta de apoio ao Enem. Para o Enem 2021, a preparação será ainda mais intensa, com repositório de vídeos, podcast e muito mais. Lembrando que todos, incluindo os estudantes que já se formaram no ensino médio, vão poder continuar conectados e se preparando com o #PreparaEnemDF”, destaca a diretora Érika Botelho.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação