Comemoração

Enem 2020: estudante do DF garante nota 1.000 na redação

Isabela Saraiva é uma das 28 pessoas em todo o país que conseguiram nota máxima no exame. De Campo Grande, Camila Mariana é outro exemplo

Gabriella Castro*
postado em 30/03/2021 21:25 / atualizado em 31/03/2021 19:26
 (crédito: Arquivo pessoal)
(crédito: Arquivo pessoal)

Ex-aluna do Colégio Militar Dom Pedro II (CMDP II), a brasiliense Isabela Saraiva, 21 anos, é uma das 28 pessoas de todo o país, entre os mais de 2,7 milhões de participantes da avaliação, que alcançaram a nota 1.000 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020. Ela sonha em cursar medicina.


“Quando eu abri (o portal do candidato), em momento nenhum passou pela minha cabeça que poderia ter um mil ali”, explica. No primeiro momento veio o choro de alegria junto com os pais. Em seguida, Isabela ligou para os professores para agradecer. “A vitória foi minha, mas também de todos que estavam comigo, então todos sentiram aquele sentimento de realização”.

 

A estudante explica que se preparou para a prova por meio de cursinhos pré-vestibular. Após o término do ensino médio, conta que percebeu que a forma como estudava não estava gerando resultados. Assim, por recomendação da irmã, que hoje cursa medicina na Argentina, decidiu entrar em um cursinho preparatório, onde estudou por três anos.

 

Isabela agradece a professores e aos pais que a apoiaram na conquista da nota 1000
Isabela agradece a professores e aos pais que a apoiaram na conquista da nota 1000 (foto: Arquivo pessoal)

 

A jovem afirma que teve dificuldades na preparação para enfrentar as redações do exame. “Quando fazia redação em outros vestibulares, não precisava treinar tanto para ter um resultado satisfatório, mas no Enem precisava treinar o quádruplo”, relata.


Ela destaca que o apoio dos pais foi fundamental tanto para ela quanto para a irmã. “É um processo longo que exige muito esforço, muita dedicação e principalmente apoio”, ressalta. Além disso, atribui a conquista também aos professores, em especial aos docentes Pedro Lima e Mara Gasparotto. Segundo a estudante, o apoio e dedicação de ambos foi fundamental. “Foram pessoas que acreditaram na gente até o último momento e que continuam acreditando”, afirma.


Além de estudante, Isabela também trabalha com a confecção de doces. O hobby começou quando ainda estava no ensino médio, mas parou por conta dos estudos. No entanto, a notícia da nota máxima chegou em meio à correria para atender as encomendas de páscoa.


 

Dificuldades de estudar na pandemia


Com a pandemia do novo coronavírus, estudantes de todo o mundo foram impactados com novas maneiras de estudar. Entretanto, as desigualdades no acesso à educação se tornaram ainda mais evidentes. Isabela relata que se preparar para o Enem durante a pandemia foi desafiador, mas contou com o apoio de pais e professores. “Passou pela minha cabeça que esse ano seria um ano perdido”, relembra.


Em julho, a estudante chegou a informar o cancelamento de matrícula do curso preparatório e cogitou desistir do vestibular. O apoio para retornar às aulas veio por parte dos pais. “Comuniquei isso para minha mãe e ela ficou arrasada, parecia que quem tinha desistido era ela”, relata a jovem.


Jovem se preparou durante quatro anos para ingressar em medicina


De Campo Grande (MS), Camila Mariana, 21, também foi uma das candidatas que gabaritou o texto. A estudante do primeiro semestre de medicina da Universidade Nove de Julho (Uninove) conta que fez quatro anos de cursinho preparatório para alcançar o resultado. “Quando eu vi a nota foi um misto de emoções, saber que todo aquele esforço que o cursinho submete a gente tinha valido a pena, não tem sensação melhor”, relata.


Ela ingressou na Uninove por meio do Financiamento Estudantil (Fies) com a nota do Enem 2019 e conta que medicina é a profissão dos sonhos desde a infância. "Desde que entrei no ensino médio eu tinha certeza que queria medicina e não tinha outra opção pra mim a não ser isso”.

 

Camila se preparou durante quatro anos para a sonhada faculdade de medicina e tirou mil na redação do Enem
Camila se preparou durante quatro anos para a sonhada faculdade de medicina e tirou mil na redação do Enem (foto: Arquivo pessoal)


O apoio dos pais foi fundamental. Segundo Camila, a mãe sempre acompanhou de perto o desempenho escolar da filha. Estudante de escola particular, ela afirma que teve uma boa educação graças aos pais. “Sem eles eu não teria conseguido tanto pelo lado emocional como pelo financeiro”, afirma.


“(Meus pais) sempre sonharam junto comigo e me verem realizando esse sonho é como se fosse eles”, explica. O plano agora é jogar a nota no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e tentar uma vaga para uma universidade federal.

 

Estudantes dão dicas para quem está se preparando para o Enem


Sem dúvidas, o mais importante é praticar. Aos candidatos, Camila aconselha a fazer pelo menos uma redação por semana. Ela afirma que foi essencial ter uma estrutura básica para “só ter que encaixar os argumentos do tema que caísse”.


“Cheguei tranquila pra fazer a prova e ciente da bagagem que eu tinha”, aponta a jovem. Camila afirma que esse foi o primeiro ano em que não se preocupou em acertar o tema da redação e isso foi fundamental para o desempenho.

 

 

*Estagiária sob supervisão da editora Ana Sá

  • Camila se preparou durante quatro anos para a sonhada faculdade de medicina e tirou mil na redação do Enem
    Camila se preparou durante quatro anos para a sonhada faculdade de medicina e tirou mil na redação do Enem Foto: Arquivo pessoal
  • Isabela agradece a professores e aos pais que a apoiaram na conquista da nota 1000
    Isabela agradece a professores e aos pais que a apoiaram na conquista da nota 1000 Foto: Arquivo pessoal
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação