Resultado

Enem 2020: Inep divulga as notas, mas site apresenta instabilidade

As notas estão disponíveis na Página do participante para serem consultadas pelos inscritos. Pouco antes das 18h, o site apresentou instabilidade

EuEstudante
postado em 29/03/2021 19:22 / atualizado em 29/03/2021 19:54
 (crédito: Marcello Casal Jr / Agência Brasil)
(crédito: Marcello Casal Jr / Agência Brasil)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 nesta segunda-feira (29/3). No entanto, até o fechamento desta matéria, inscritos reclamavam por meio das redes sociais de impossibilidade de conferir os resultados por meio da Página do Participante. Minutos antes do horário previsto para a divulgação, o site começou a apresentar instabilidade, gerando uma enxurrada de comentários negativos nas redes sociais.


Acesse a Página do Participante.


Nesta segunda-feira (29/3) estão sendo liberadas para consulta as notas das provas de ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e códigos e matemática, além da nota da redação. No entanto, somente em 28 de maio estarão disponíveis os resultados para os treineiros e a vista pedagógica da redação.

 

Somente o candidato pode ter acesso ao próprio desempenho. Portanto, é preciso utilizar o login único do governo federal. Caso tenha esquecido a senha, o sistema permite recuperá-la. Siga os passos: informe o CPF no campo indicado; selecione avançar e clique no link “Esqueci minha senha”. Será possível retomar o acesso à conta com validação facial, bancos credenciados, internet banking, e-mail e celular.


As provas impressas foram aplicadas em 17 e 24 de janeiro, e as digitais, em 31 de janeiro e 7 de fevereiro deste ano. A reaplicação, além da aplicação para pessoas privadas de liberdade (PPL), ocorreu em 23 e 24 de fevereiro.


O que fazer com a nota do Enem 2020?

O adiamento do Enem 2020 fez com que candidatos perdessem o prazo de inscrição para as primeiras edições, referentes ao 1° semestre letivo de 2021, de ingresso ao ensino superior por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

No entanto, o Ministério da Educação (MEC) garantiu ao Correio que promoverá edições extras das seleções, referentes ao segundo semestre de 2021, para abarcar os inscritos na última edição do exame. “Os cronogramas dessas edições do Prouni e Fies serão oficializados por meio de editais e amplamente divulgados pelo MEC”, informou em nota o Ministério.

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) recebe inscrições entre 6 e 9 de abril para ingresso de estudantes ainda no primeiro semestre de 2021 e o resultado da chamada regular será liberado em 13 de abril. Para participar, o candidato não pode ter obtido nota zero na prova de redação do exame, nem participado do certame na condição de treineiro, que é aquele que faz o exame antes de concluir o ensino médio.

 

Acesso à UnB depende de edital próprio

Quem deseja utilizar a nota do exame para concorrer a uma vaga na Universidade de Brasília (UnB) tem até 11 de abril para se inscrever no Acesso Enem UnB. O programa, próprio da Universidade, oferece 2.112 vagas para o 1º semestre letivo de 2021, que iniciará em 19 de julho. As inscrições são feitas por meio do site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (bit.ly/3sBBHdP). Os resultados serão divulgados em 18 de maio.

A Universidade cancelou o vestibular tradicional da instituição e definiu que o acesso ao 1º semestre letivo de 2021 seja feito, integralmente, por selecionados via Enem, por meio das notas de uma das três últimas edições do exame: 2018, 2019 e 2020.

Caso o candidato tenha participado das três edições, ele poderá escolher a que obteve melhor desempenho para concorrer à vaga. Também é possível se inscrever no sistema de cotas para escolas públicas ou para pretos, pardos e indígenas.

No sistema de cotas para escolas públicas, haverá reserva de vagas para alunos dos com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita; com renda familiar bruta superior a 1,5 salário mínimo per capita; que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas; que não se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas; que sejam pessoas com deficiência. Além disso, é possível concorrer no sistema de cotas para escolas públicas e o sistema de cotas para negros ao mesmo tempo.

Vale lembrar que, diferente de outras universidades públicas, a UnB não utiliza o programa governamental criado para ser ferramenta de seleção via Enem, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), desde julho de 2019, por alegar incompatibilidade de calendário.

Inep também apresentou médias

Segundo a autarquia, a prova com a maior média geral foi a redação, chegando em 588,74. Com relação às provas objetivas, a que teve maior média geral foi linguagens, com 523,98. Matemática ficou com 520, 73;  ciências humanas, com 511,64; e ciências da natureza, com 490,39.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação