enem

Enem será mantido apesar das exonerações no Inep, anuncia MEC

Nota foi emitida pelo Ministério da Educação na noite desta segunda-feira, em meio a especulações do cancelamento da prova, programada para ser aplicada este mês

Ana Luisa Araujo
postado em 08/11/2021 19:31 / atualizado em 08/11/2021 19:36
 (crédito:  Ana Rayssa/CB/D.A Press)
(crédito: Ana Rayssa/CB/D.A Press)

O Ministério da Educação (MEC) informou, em nota, nesta segunda-feira (8), que o cronograma de execução do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 está mantido e não será afetado pelos pedidos de exoneração de servidores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

"As provas do exame se encontram com a empresa aplicadora e o Inep está monitorando a situação para garantir a normalidade de sua execução", afirma a instituição.

A pasta esclarece que os servidores colocaram à disposição os cargos em comissão ou funções comissionadas das quais são titulares, mas que continuam à disposição para exercer as atribuições dos cargos até o momento da publicação do ato no Diário Oficial da União (DOU).

Exonerações ocorrem desde quinta-feira (4)

Nas vésperas da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, o coordenador-geral de Exames para Certificação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Eduardo Carvalho, e o coordenador-geral de Logística da Aplicação, Hélio Júnio Rocha Morais, pediram exoneração de suas funções na instituição, segundo a CNN.


Os cargos são diretamente ligados à aplicação do exame que está previsto para os dias 21 e 28 de novembro. No Sistema Eletrônico de Informações (SEI), administrado pelo órgão público, o pedido de exoneração de Carvalho passou a ser contado a partir da última segunda-feira (1).

Segundo as informações, os coordenadores teriam entregue o cargo por discordarem da gestão feita por Danilo Dupas, atual presidente do Inep. Na última quinta-feira (4), os funcionários públicos realizaram uma assembleia para denunciar Dupas pela má gestão, assédio moral e intimidação.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação