Guia

Confira as novidades do Enem 2022 e como fazer a inscrição

Processo para o Exame Nacional do Ensino Médio deste ano começa na próxima terça-feira (10/5) e se encerra no dia 20 de maio

EuEstudante
postado em 06/05/2022 16:24 / atualizado em 07/06/2022 14:53
 (crédito:  Carlos Vieira/CB)
(crédito: Carlos Vieira/CB)

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das principais formas de entrada, para milhares de brasileiros, nas universidades. A prova do Enem é realizada anualmente, em dois domingos consecutivos. O resultado garante aos participantes uma vaga no ensino superior, no curso de preferência, em uma das instituições de interesse, seja ela pública ou privada. Além disso, diversos programas educacionais utilizam a nota do exame como critério de seleção. Entre eles, o Sisu, Prouni, Fies e entre outros. O Eu Estudante preparou um guia para os candidatos da edição que ocorre no final do ano.

Inscrições e pagamento

As inscrições para o Enem 2022 começam na próxima terça-feira (10) e se encerram no dia 20 de maio. Os interessados em participar da versão impressa ou digital devem se inscrever na Página do Participante.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), nesta edição, os participantes isentos do pagamento de taxa, incluindo os ausentes no Enem 2021, que tiveram aprovada a justificativa de ausência, devem efetuar a inscrição.

Pelo quarto ano consecutivo, a taxa de inscrição custará R$ 85 para as versões impressa e digital. Neste ano, porém, os candidatos poderão realizar o pagamento pelo celular. A novidade é a opção de pagamento da taxa de inscrição por meio de pix ou cartão de crédito.

Para pagar a taxa, o candidato pode utilizar, além dos novos meios, o boleto bancário, gerado na Página do Participante. O pagamento pode ser feito em qualquer banco, casas lotéricas, aplicativos ou agências dos Correios.

Documentação

No momento da inscrição, os participantes precisam ter em mãos os seguintes documentos: número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e data de nascimento. Os dados devem ser iguais aos cadastrados na Receita Federal. O Inep não aceitará inscrição com CPF em situação irregular na Receita Federal.

Atendimento especial

Como nas edições anteriores, o participante que precisar de atendimento especializado deve realizar a solicitação no momento da inscrição e anexar a documentação que comprove a necessidade do atendimento. Os recursos oferecidos atendem candidatos com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual, surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista, discalculia, gestante, lactante, idoso e/ou pessoa com outra condição específica.

Nome social

Para os participantes que se identificam e desejam ser reconhecidos socialmente pela sua identidade de gênero – e realizaram o cadastro do respectivo nome na Receita Federal, serão identificados pelo nome social no momento da inscrição. Além disso, é necessário confirmá-lo na Página do Participante, entre os dias 23 e 28 de junho.

Aqueles que também desejam ser identificados pelo nome social, mas não têm o respectivo nome cadastrado na Receita, devem realizar a solicitação de tratamento após a inscrição, no período de 23 a 28 de junho, também pela Página do Participante. Além disso, devem apresentar a documentação para comprovar as condições: foto atual (que cumpra as mesmas recomendações solicitadas na carteira de identidade) e cópia digitalizada (frente e verso), de um dos documentos válidos de identificação oficial com foto.

Aplicação das provas

As duas versões do Enem 2022 (impressa e digital) terão a mesma composição, incluindo o tema da redação. A aplicação das provas está prevista para ocorrer nas mesmas datas: 13 e 20 de novembro. A versão digital será realizada pelo terceiro ano consecutivo. De acordo com o edital deste ano, o Enem 2022 digital é exclusivo para participantes concluintes do ensino médio em 2022, ou que já concluíram o ensino médio.

Para participar da versão online, os candidatos respondem às questões direto em um computador ao invés de utilizarem cadernos de questões e cartões-resposta impressos. As provas digitais serão realizadas em laboratórios de informática de universidades selecionadas pelo Ministério da Educação, divulgados no cartão de inscrição. Os locais das provas, como no Enem impresso, também são supervisionados por fiscais credenciados.

Em 2021, o MEC disponibilizou 100 mil vagas para o Enem Digital em 99 cidades selecionadas em todos os estados e no Distrito Federal.

Primeiro domingo de prova

Linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias.

Segundo domingo de prova

Ciências da natureza e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias.

Programação

A aplicação do Enem 2022 impresso seguirá o horário de Brasília-DF. Confira a programação dos dois dias do exame


12h - Abertura dos portões

13h - Fechamento dos portões

13h30 - Início das provas

19h - Término das provas 1º dia

18:30 - Término das provas 2º dia

Cronograma

Inscrições - 10/5 a 21/5/2022

Pagamento da taxa de inscrição - 10/5 a 27/5/2022

Atendimento Especializado

Solicitação - 10/5 a 21/5/2022

Resultado - 7/6/2022

Recurso - 7/6 a 12/6/2022

Resultado do recurso - 22/6/2022

Tratamento pelo Nome Social

Solicitação - 23/6 a 28/6/2022

Resultado - 5/7/2022

Recurso - 5/7 a 10/7/2022

Resultado do recurso - 15/7/2022

Aplicação

13 e 20/11/2022

 

Fonte: Inep

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação